Em mulheres, ocorre a compactação e a inativação de um cromossomo X, formando uma estrutura pequena e densa, chamada de corpúsculo de Barr. Sabe-se que a inativação de um dos cromossomos X em embriões humanos é um processo fundamental para sua viabilidade.
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/inativacao-do-cromossomo-x-ocorre-mais-cedo--em-humanos. Acesso em 02/04/2024.)
Em humanos, o sexo é determinado pela presença dos cromossomos sexuais X e Y, que são considerados parcialmente (i) _________. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório e foi demonstrado que os (ii) _________ no corpús culo de Barr são inativos, o que significa que eles não serão (iii) _________. A inativação do cromossomo X é um processo de controle epigenético, que molda o funcionamento do (iv) _________ sem alterá-lo, e iguala a atividade gênica das mulheres à dos homens.
a) |
(i) homólogos; (ii) alelos; (iii) traduzidos; (iv) código genético. |
b) |
(i) autossomos; (ii) genes; (iii) transcritos; (iv) código genético. |
c) |
(i) homólogos; (ii) genes; (iii) transcritos; (iv) genoma. |
d) |
(i) autossomos; (ii) alelos; (iii) traduzidos; (iv) genoma. |
No sistema de determinação sexual XY, que ocorre em mamíferos, o sexo masculino é definido pela presença dos cromossomos sexuais X e Y (XY), enquanto o sexo feminino é determinado pela presença de dois cromossomos X (XX). Como o sexo feminino possui um cromossomo X a mais, ocorre o mecanismo de compensação de dose, no qual um dos cromossomos X de cada célula é inativado, no período embrionário, de forma aleatória. A inativação do cromossomo ocorre por meio da compactação da cromatina, o que possibilita o controle da expressão de genes localizados em regiões compactadas, inibindo o processo de transcrição.
Os cromossomos X e Y são parcialmente homólogos, o que permite o pareamento na meiose, mas possuem também regiões não homólogas.
a) Incorreta. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório que ocorre no período embrionário e que inativa os genes no corpúsculo de Barr. A compactação da cromatina inibe o processo de transcrição de genes localizados na região compactada. Assim, não ocorre a formação de RNA. Esse processo de inibição da transcrição controla a expressão de genes do genoma humano. Cabe ressaltar que o código genético é universal para todos os seres vivos, sendo incorreto utilizá-lo como sinônimo de material genético de uma espécie.
b) Incorreta. Os cromossomos são classificados em autossomos (do 1º ao 22º par) e sexuais (23º par). Dessa forma, X e Y não são classificados como autossomos. A inativação do cromossomo X molda o funcionamento dos genes do genoma humano por meio do controle da transcrição, esse processo não altera o funcionamento do código genético, que estabelece a correspondência entre códons e aminoácidos do polipeptídio sitetizado por meio da tradução.
c) Correta. Em humanos, o sexo é determinado pela presença dos cromossomos sexuais X e Y, que são considerados parcialmente (i) homólogos, como ilustrado na figura acima. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório e foi demonstrado que os (ii) genes no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não serão (iii) transcritos. A inativação do cromossomo X é um processo de controle epigenético, que molda o funcionamento do (iv) genoma sem alterá-lo, e iguala a atividade gênica das mulheres à dos homens.
d) Incorreta. Os cromossomos X e Y são classificados como sexuais. A compactação da cromatina inibe o processo de transcrição de genes localizados na região compactada. Assim, não ocorre, inicialmente, a formação de RNA e também não ocorre a tradução.