A infecção por Covid-19 (SARS-CoV-2) resulta em maior acúmulo de muco nas vias aéreas, o que pode facilitar infecções fúngicas ou bacterianas em humanos, contribuindo para o aumento da severidade da doença e da mortalidade. A figura I ilustra o epitélio respiratório normal; a seta aponta uma importante estrutura. O funcionamento dessa estrutura é definido pela amplitude do movimento em função do tempo. A figura II demonstra os efeitos da infecção viral e suas alterações estruturais e funcionais nas células epiteliais.
É correto afirmar que as setas indicam
a) |
os cílios, cuja função de absorção é estimulada durante a infecção, o que justifica a maior velocidade de transporte de muco e seu acúmulo nas vias aéreas. |
b) |
as microvilosidades, cuja função de absorção é prejudicada durante a infecção, o que justifica a menor velocidade de transporte de muco e seu acúmulo nas vias aéreas. |
c) |
os cílios, cuja função de motilidade é prejudicada durante a infecção, o que justifica a menor velocidade de transporte de muco e seu acúmulo nas vias aéreas. |
d) |
as microvilosidades, cuja função de motilidade é estimulada durante a infecção, o que justifica a maior velocidade de transporte de muco e seu acúmulo nas vias aéreas. |
A figura ilustra o aumento da espessura de muco nas vias aéreas decorrente da infecção pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A seta aponta os cílios, que são estruturas características do epitélio respiratório e que possuem a função de movimentação do muco produzido pelas células caliciformes. É possível notar que a infecção provoca redução na quantidade de cílios e prejudica o funcionamento dessas estruturas, com a redução da amplitude do movimento realizado, o que reduz a velocidade de transporte do muco e favorece o seu acúmulo nas vias aéreas. Na resolução da questão é fundamental o conhecimento sobre especializações da membrana plasmática e função dos cílios.
a) Incorreta. As setas apontam os cílios, que são estruturas relacionadas com o movimento do muco produzido pelo epitélio respiratório. A redução da quantidade de cílios e da amplitude de movimento resulta em menor velocidade de transporte do muco e seu acúmulo nas vias aéreas.
b) Incorreta. As microvilosidades são projeções do citoplasma e da membrana plasmática e realizam a função de aumento da superfície de absorção de nutrientes e está presente em células do epitélio do intestino delgado. Essa especialização da membrana não é encontrada no epitélio respiratório. Além disso, a figura ilustra amplitude de movimento de muco e não processo de absorção.
c) Correta. A figura ilustra uma redução na quantidade de cílios, cuja função é a movimentação do muco produzido pelo epitélio respiratório. A redução na amplitude de movimento dessas estruturas e na velocidade de transporte do muco, resulta em seu acúmulo nas vias aéreas, como ilustrado na coluna II da figura.
d) Incorreta. As microvilosidades não possuem função de motilidade, mas são responsáveis pela ampliação da superfície de absorção das membranas plasmáticas. Ainda, a figura ilustra menor velocidade de transporte de muco e seu acúmulo nas vias aéreas.