Logo UNICAMP

Questão 71 Unicamp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 71

Cnidária Molusca

Estima-se que mais de dois milhões de espécies habitem os oceanos; entretanto, somente 10% da vida oceânica é conhecida. Em janeiro de 2024, uma expedição na costa do Chile avaliou um trecho de 2.900 km2 de montanhas subaquáticas criadas por atividade vulcânica, o que resultou em uma região única com correntes marítimas e baixo teor de oxigênio, gerando um nível elevado de endemismo.

Em menos de um mês, a expedição documentou cem novas espécies animais de profundidade, incluindo corais, esponjas, lagostas, polvos, caravelas, águas-vivas, peixes, camarões, entre outros.

(Adaptado de https://www.nytimes.com/2024/03/10/science/new-species-sea-discove ry.html. Acesso em 02/04/2024.)


Sobre essa expedição marinha, é correto afirmar que os animais



a)

são encontrados em diversos locais do planeta Terra e que os peixes e as caravelas são exemplos de animais triblásticos.

b)

encontrados têm distribuição restrita no planeta Terra, e que as águas-vivas e os corais possuem simetria radial, tecidos verdadeiros e se reproduzem de forma sexuada e assexuada.

c)

são encontrados em diversos locais do planeta Terra e que os camarões e as lagostas são exemplos de animais diblásticos.

d)

encontrados têm distribuição restrita no planeta Terra e que os polvos representam o estágio de vida medusoide, estado este caracterizado pelo formato de sino, boca voltada para baixo e presença de tentáculos.

Resolução

Sobre os animais citados no enunciado “Em menos de um mês, a expedição documentou cem novas espécies animais de profundidade, incluindo corais, esponjas, lagostas, polvos, caravelas, águas-vivas, peixes, camarões, entre outros.”

Corais, caravelas e águas-vivas são animais de simetria radial, diblásticos (ou seja, portadores de apenas dois folhetos germinativos), com sistema nervoso difuso, cavidade gastrovascular e presença de tentáculos ao redor da boca. Pertencem ao filo dos Cnidários que são caracterizados pelo corpo gelatinoso e presença de cnidócitos, um tipo de célula de defesa.

Esponjas são animais simples, sésseis e de corpo perfurado por poros, permitindo a circulação de água orientada pelo batimento flagelar dos coanócitos, células especializadas deste filo. Possuem hábito filtrador, podem conter espículas, e não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas. Pertencem ao filo dos Poríferos, encontrado em águas salgadas e doces.

Lagostas e camarões são animais pertencentes ao filo dos Artrópodes e subfilo dos Crustáceos caracterizados pela presença de dois pares de antenas, respiração branquial, corpo segmentado em cefalotórax e abdome. Assim como os demais artrópodes são animais com metameria (segmentação), triblásticos (ou seja, portadores de três folhetos germinativos), protostômios (portanto, o blastóporo origina primeiro a boca), com simetria bilateral, cefalização e exoesqueleto de quitina substituído periodicamente através da ecdise.

Polvos são animais de corpo mole pertencente ao filo dos Moluscos, classe dos cefalópodes, caracterizada pela intensa cefalização e presença de tentáculos. Animais deste filo são triblásticos, protostômios, com simetria bilateral, e são, geralmente, portadores de concha calcária, secretada pelo manto. Diferente do exoesqueleto dos artrópodes, a concha não é substituída ao longo da vida do animal que, portanto, não sofre muda. 

Peixes são animais vertebrados pertencentes ao filo dos Cordados, animais com endoesqueleto, simetria bilateral, e respiração essencialmente branquial. Os peixes são triblásticos e deuterostômios e, portanto, o blastóporo origina, primeiramente, o ânus do animal.

a) Incorreto. O peixe é triblástico e a caravela é diblástica.

b) Correto. Águas-vivas e corais possuem tecidos verdadeiros como gastroderme e epiderme, pertencem ao filo no qual algumas espécies apresentam um ciclo de vida denominado “alternância de gerações” ou metagênese caracterizado pela presença de um estágio séssil polipoide (pólipo) que se reproduz de forma assexuada, e a presença de um estágio natante medusoide (medusa) que se reproduz de forma sexuada.

c) Incorreto. Camarões e lagostas são triblásticos.

d) Incorreto.  Polvos são moluscos e não são cnidários, filo onde as formas medusoides são encontradas.