Logo UNICAMP

Questão 72 Unicamp 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 72

Ligação Gênica

Em 1913, Alfred Sturtevant – em seu estudo com Drosophila melanogaster (mosca-das-frutas) – estabeleceu o primeiro mapa genético capaz de determinar a posição relativa e a ordem de genes nessa espécie. O mapa genético do terceiro cromossomo da mosca mostra que os alelos da cor dos olhos (A/a), da cor do corpo (B/b) e das cerdas (C/c) estão ligados nessa sequência. Na figura a seguir, encontram-se as quantidades de gametas produzidos por uma mosca macho, considerando apenas o terceiro cromossomo.


Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam



a)

crossing-over único. A distância entre os genes da cor dos olhos (A/a) e os da cor do corpo (B/b) é maior que a distância entre os genes da cor do corpo (B/b) e os das cerdas (C/c).

b)

crossing-over único ou duplo. A distância entre os genes da cor dos olhos (A/a) e os da cor do corpo (B/b) é maior que a distância entre os genes da cor do corpo (B/b) e os das cerdas (C/c).

c)

crossing-over único. A distância entre os genes da cor dos olhos (A/a) e os da cor do corpo (B/b) é menor que a distância entre os genes da cor do corpo (B/b) e os das cerdas (C/c).

d)

crossing-over único ou duplo. A distância entre os genes da cor dos olhos (A/a) e os da cor do corpo (B/b) é menor que a distância entre os genes da cor do corpo (B/b) e os das cerdas (C/c).

Resolução

De acordo com o enunciado, os genes A, B e C estão ligados em um mesmo cromossomo. A figura apresentada nos mostra os tipos de gametas gerados após a ocorrência de crossing-over. Os gametas ABC e abc são os mais frequentes, indicando o tipo de ligação gênica (cis) presente nos cromossomos da mosca macho e identificando esses gametas como parentais. Quaisquer outros gametas com combinações alélicas diferentes dos parentais resultam do fenômeno de crossing-over. A análise da imagem revela as seguintes informações.

  • Os gametas parentais ABC e abc (3453 + 3453) são aqueles que ocorrem em maior frequência e, portanto, são aqueles que mantém as posições gênicas originais sem crossing-over.
  • Os gametas ABc e abC, segundo grupo mais frequente (476 + 476) são produzidos pelo crossing-over entre os genes B e C. O par de genes AB e ab mantém ligados indicando que não ocorreu crossing-over entre este par de genes, neste caso. 
  • O crossing-over entre os genes A e B gerou os gametas Abc e aBC, que constituem a terceira categoria de gametas mais frequentes (134 + 134). Neste caso, o par de genes BC não sofreu crossing-over e mantiveram-se ligados na posição original.
  • Quanto aos gametas menos frequentes, AbC e aBc (6+6), estes são resultado de um crossing-over duplo, ocorrendo simultaneamente entre os genes A e B, e B e C.

 

Figura. Recombinação gênica por meio de crossing-over único ou duplo. Adaptado de https://jackwestin.com/resources/mcat-content/meiosis-and-other-factors-affecting-genetic-variability/segregation-of-genes. Acesso em: 20 de out. de 2024.

 

Segundo Thomas Hunt Morgan, a distância entre os genes é proporcional à taxa de recombinação entre eles, ou seja, quanto mais distantes dois genes estiverem, maior será a frequência de gametas recombinantes. Assim, como a quantidade de gametas com crossing-over entre B e C é maior do que a quantidade de gametas com crossing-over entre A e B, pode-se afirmar que os genes A e B estão mais próximos entre si do que os genes B e C.

a) Incorreta. Os cromossomos recombinantes revelam a ocorrência de de crossing-over duplo e único e a distância entre os genes A e B é menor do que entre B e C.

b) Incorreta. A distância entre os genes A e B é menor do que entre B e C.

c) Incorreta. A existência de gametas recombinantes AbC e aBc evidenciam a ocorrência de crossing-over duplo, afinal, os genes da extremidade (A e C) mantém-se na posição parental, enquanto apenas o gene localizado no meio do cromossomo (gene B) possui a posição trocada com relação à posição parental.

d) Correta. A existência de gametas recombinantes ABc, abC, Abc, aBC são resultado de um crossing-over simples e AbC e aBc evidenciam a ocorrência de crossing-over duplo. Além disso, a distância entre A e B é menor do que B e C, o que torna correta esta afirmação.