Uma indústria farmacêutica recebeu um lote de carbonato de cálcio impuro utilizado como insumo na confecção de pasta de dente. Uma amostra de 0,25 g desse composto impuro foi colocada no fundo de um frasco, no qual foi adicionada solução de ácido clorídrico até que a amostra fosse totalmente consumida. A reação entre o ácido e a amostra produziu 48 mL de dióxido de carbono, coletado a 1,0 atm e 300 K em um tubo de ensaio. A figura mostra o esquema da aparelhagem utilizada e a equação química que representa a reação ocorrida.
a) Qual o tipo de ligação química intermolecular existente na molécula de dióxido de carbono? Determine a geometria da molécula de dióxido de carbono.
b) Considerando a constante universal dos gases ideais igual a , calcule a quantidade de matéria, em mol, de na amostra inicial. Calcule a massa de impurezas presente na amostra inicial.
a) O tipo de ligação intermolecular que ocorre entre as moléculas de dióxido de carbono (), por se tratar de moléculas apolares, é chamada de dipolo instantâneo-dipolo induzido, forças de van der Waals ou forças de London.
A geometria da molécula de dióxido de carbono é linear.
b) A partir da pressão (), do volume (), da temperatura () e da constante universal dos gases que foram fornecidos, podemos calcular a quantidade de matéria (em mol) de gás dióxido de carbono produzido na reação:
Pela equação balanceada, temos a proporção: . Assim, a quantidade de matéria, em mol, de presente na amostra inicial é igual a de produzida:
A partir da quantidade em mol de na amostra inicial, pode-se calcular a massa dessa substância presente na amostra, usando a massa molar calculada a partir da tabela periódica fornecida:
Como a massa total da amostra é de 0,25 g, a massa de impureza será determinada como:
Obs: O enunciado do item a pede o "tipo de ligação intermolecular existente na molécula de dióxido de carbono", sendo que o termo mais adequado seria o tipo de ligação intermolecular existente entre moléculas de dióxido de carbono. Quando pensamos na ligação que ocorre na molécula, seria a ligação intramolecular, ou seja, entre os átomos, nesse caso de carbono e oxigênio, denominada ligação covalente.