O benzoato de sódio () é um sal orgânico largamente empregado como conservante na indústria alimentícia. Quando dissolvido em água destilada, o íon benzoato sofre hidrólise, produzindo o ácido benzoico conforme a equação a seguir:
a) Equacione a reação que representa a dissociação aquosa do benzoato de sódio. Explique o que ocorre com a concentração de ácido benzoico no equilíbrio quando se adicionam gotas de ácido clorídrico à solução aquosa de benzoato de sódio.
b) Considerando a constante de hidrólise () do íon benzoato igual a (a 25 ºC) e considerando o produto iônico da água () igual a (a 25 ºC), calcule o pH de uma solução aquosa de benzoato de sódio de con centração , a 25 ºC.
a) A dissociação aquosa do benzoato () de sódio pode ser equacionada como:
Após a dissociação, o íon benzoato sofre hidrólise, conforme a equação fornecida no enunciado:
A adição de gotas de ácido clorídrico () à solução leva a um consumo de íons presentes no equilíbrio de hidrólise, causando uma diminuição da concentração desses íons hidróxido e, como consequência, um deslocamento desse equilíbrio para a direita, aumentando a concentração de ácido benzoico.
b) Considerando o equilíbrio de hidrólise fornecido, temos que a expressão da constante de equilíbrio Kh é:
A concentração de ácido benzoico e de íons no equilíbrio é igual, pois são formados na reação na proporção . Já a concentração do íon benzoato é igual a do sal (solúvel) que liberou esse íon na dissociação, ou seja, de .
Substituindo na expressão de , temos:
Assim, a concentração de no equilíbrio é igual a .
Usando a expressão e o valor de pode-se calcular a concentração de íons na solução:
Calculando o pH: