Logo UNIFESP

Questão 1 Unifesp 2º dia - Reaplicação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Equilíbrio de Corpos Extensos

As figuras 1 e 2 mostram uma caixa de massa 4 kg apoiada, em repouso, sobre uma barra AB de massa desprezível ligada, pela articulação O, a uma torre vertical fixa. Na situação da figura 1, a barra é mantida em repouso na horizontal por uma corrente de massa desprezível. Quando a corrente é retirada, deixa-se a barra AB girar lentamente no sentido horário até ser novamente colocada em repouso, presa por uma trava (T), como mostra a figura 2.

Adotando g = 10 m/s2 e desprezando o atrito na articulação O, calcule, em newtons:

a) a intensidade da força aplicada pela barra AB sobre a caixa e a intensidade da força de tração aplicada pela corrente sobre a barra AB, na situação da figura 1.

b) a intensidade da força aplicada pela barra AB sobre a caixa, na situação da figura 2.



Resolução

a) Intensidade da força aplicada pela barra AB.

A caixa fica sob a ação de duas forças: o peso P e força aplicada pela barra F. Para que a caixa fique em equilíbrio é necessário que as forças tenham a mesma intensidade e sentidos opostos.

Com isso,

F=P=m·g=4·10

F=40 N.

Intensidade da força de tração sobre a barra AB.

Para que a barra se equilibre é necessário que o torque resultante agindo sobre ela seja nulo. Não havendo atrito na articulação O, o torque da força de tração T aplicada pela corrente deve ser de igual intensidade e de sentido oposto ao torque da força -F aplicada pela caixa.

Consideraremos os torques (momentos) das forças em relação ao ponto O. A força da caixa tem braço dF=1,0 m, logo seu torque, em módulo, vale

MF=-F·dF=40 N·1 m=40 N·m.

A força de tração tem braço dT indicado na figura abaixo.

Com isso

dT=0,4 m·sen45°=0,422 m=0,22 m,

e seu torque, em módulo, vale

MT=T·dT=T·0,22 m.

Por fim,

MT=MF

T·0,22 m=40 N·m

T=400,22 N=200222 N

T=1002 N.

b) A situação de equilíbrio da Figura 2 é similar à de equilíbrio da Figura 1, a única diferença é que a barra está inclinada em relação à horizontal.

De qualquer forma, no equilíbrio, é necessário que

F=P=40 N.

Na situação da Figura 2, a força F aplicada pela barra possui duas componentes: uma normal e uma tangencial. A força normal coincide com a componente perpendicular à barra, e a força tangencial coincide com a força de atrito.