A figura mostra, fora de escala, duas cordas homogêneas, 1 e 2, de densidades lineares de massa , conectadas no ponto P. Nessa figura, observa-se uma onda propagando-se para a direita na corda 1, com velocidade e frequência , antes de refratar para a corda 2, onde se propagará com velocidade e frequência , respectivamente.
Sabe-se que no mesmo intervalo de tempo Δt = 2 s em que essa onda percorrer o trecho de comprimento y, na corda 1, o ponto C, indicado na figura, realizará quatro oscilações completas na vertical. Sendo x a distância entre duas cristas consecutivas na corda 1 e sabendo que o sistema formado pelas duas cordas é submetido a uma força de tração de intensidade constante,
a) obtenha o valor de , em Hz, e calcule o valor da razão .
b) obtenha o valor de , em Hz, e calcule o valor da razão .
a) Seja o período de oscilação da onda na corda 1. De acordo com o enunciado, ("quatro oscilações completas") corresponde a , isto é:
Como a frequência é o inverso do período, temos:
Para calcular a razão , vamos utilizar a equação da velocidade para o movimento uniforme () e a equação fundamental da ondulatória (), obtendo:
b) Quando uma onda muda de meio, ela pode mudar sua velocidade e, consequentemente, seu comprimento de onda. Entretanto, nesse fenômeno chamado de refração, a frequência da onda permanece inalterada, isto é:
Sendo o módulo da força de tração em ambas as cordas, a equação de Taylor nos permite determinar a velocidade da onda em uma corda de densidade linear :
Com isso e com dados do enunciado, podemos determinar a razão procurada: