Logo UNIFESP

Questão 1 Unifesp 2º dia - Reaplicação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Ecologia Trófica

O esquema ilustra um modelo de fluxo de energia que ocorre em um ecossistema simplificado, em que os valores rela tivos estão na unidade kcal/m2/ano. PPB é a produtividade primária bruta, PPL é a produtividade primária líquida e PSL é a produtividade secundária líquida.

(Sônia Lopes e Sergio Rosso. Conecte BIO, 2014. Adaptado.)

 

a) Qual é o nível trófico que não foi representado no primeiro “bloco” do esquema? O que ocorre com parte da energia calorífica ao se passar de um nível trófico para outro?

b) De acordo com conhecimentos sobre fluxo energético, qual é o valor de PPL? Explique o que representa a PPL para os organismos que iniciam uma cadeia alimentar.



Resolução

a) A questão apresenta os níveis tróficos na forma de blocos, onde encontramos os valores de produtividade bruta, produtividade líquida e suas transferências. No primeiro nível trófico não consta a indicação do papel desempenhado por estes organismos, que é a introdução da matéria e energia no ecossistema. Nesse contexto, o grupo não representado é o dos produtores. A energia calorífica, ao ser transferida de um nível para o outro, por meio das relações alimentares, é parcialmente perdida para o ambiente na forma de calor irradiado, ilustrado na figura pelas setas apontadas para baixo. Também há perdas em forma de excrementos e excretas, representadas pelas setas apontadas para os decompositores, essa energia calorífica, direcionada aos decompositores, também retornará ao ambiente em forma de energia calorífica.  

b) O PPL (produtividade primária líquida) é o valor que os produtores disponibilizam para o nível trófico seguinte, os herbíbvoros. Na questão apresentada, trata-se do resultado da subtração do valor perdido para o ambiente (389.190) e do valor perdido na respiração das plantas (11.977), do valor total absorvido (410.000). A partir desse cálculo, o valor restante e que é disponibilizado para os consumidores primários é de  8833 kcal/m2/ano, conforme representado abaixo: 

410.000 - 389.190 - 11.977 = 8.833 

Para os organismos produtores, que iniciam uma cadeia alimentar, PPL (produtividade primária líquida) é o total de energia efetivamente disponibilizada para os organismos do próximo nível trófico, ou seja, para os consumidores primários.