Logo UNIFESP

Questão 4 Unifesp 2º dia - Reaplicação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Genética Segunda Lei de Mendel

O albinismo é um caráter determinado por um alelo autossômico recessivo a e é caracterizado pela incapacidade de formar melanina na pele humana. A polidactilia é um caráter determinado por um alelo autossômico dominante D e é caracterizada pela formação de mais de cinco dedos nas mãos e/ou nos pés. Os pares de alelos que estão relacionados a essas duas características estão localizados em cromossomos não homólogos.

a) De acordo com os dados, quantos tipos de gametas diferentes um indivíduo duplo-heterozigoto pode formar? Com qual lei de Mendel a atuação dos dois pares de alelos se relaciona?

b) O heredograma ilustra a genealogia do casal Giulia e Heitor.

Qual o genótipo completo de Giulia? Qual a probabilidade de o casal gerar uma menina não albina e sem polidactilia?



Resolução

a) De acordo com o enunciado, um indivíduo duplo heterozigoto teria genótipo AaDd. Nestas condições, este indivíduo seria capaz de formar 4 tipos de gametas: AD, Ad, aD e ad, conforme imagem a seguir.  

 

Na ilustração, os pares de alelos estão em diferentes cromossomos e se posicionam de maneira independente nos espermatócitos I, durante a formação dos gametas. No primeiro espermatócito o alelo A está do mesmo lado que o alelo D, resultando na formação de gametas AD e ad, já no segundo espermatócito o alelo A está do mesmo lado que o d, resultando na formação de gametas Ad e aD. Portanto, a atuação dos dois pares de alelos no mecanismo de herança relaciona-se,com a 2ª lei de Mendel, ou lei da Segregação Independente.  

b) De acordo com as informações do exercício, temos: 

Albinismo 

A_: pigmentação normal 

aa: albino 

Polidactilia 

D_: Polidactilia 

dd: normalidade 

Com essas informações, podemos deduzir os genótipos dos indivíduos do heredograma.  

 

O genótipo completo de de Giulia é AaDd 

A probabilidade de o casal gerar uma menina não albina e sem polidactilia, P(menina, A_ e dd), pode ser calculada de maneira independente, multiplicando as probabilidades dos eventos isolados. Vejamos o diagrama de Punnet para cada um dos eventos.

 

P(menina, A e dd)=12·34·12P( XX, A e dd)=316

Assim, a probabilidade de o casal gerar uma menina não albina e sem polidactilia é de 3/16.