A figura representa uma sequência de n hexágonos regulares concêntricos, cortados pelas retas , e . O menor dos hexágonos tem lado de e a distância entre vértices vizinhos de dois hexágonos consecutivos é sempre igual a .
a) Calcule a medida do lado do 20º hexágono da figura. Sendo a medida, em centímetros, do lado no -ésimo hexágono da figura, determine a fórmula de em função de .
b) Sabendo que a região destacada em amarelo na figura é determinada pelo círculo que circunscreve o -ésimo hexágono da figura e esse hexágono, determine , que denota a fórmula para o cálculo da área dessa região, em , em função de .
Ao traçar os segmentos ligando o centro de um hexágono regular aos seus vértices, dividimos esse hexágono em seis triângulos equilátero.
a) A partir da divisão do hexágono regular em triângulos equiláteros, constatamos que a medida de seus lados é igual à distância do centro até um de seus vértices. Como o primeiro hexágono possui lados de e a distância entre vértices vizinhos de hexágonos consecutivos é de , a sequência das distâncias do centro dos hexágonos até os vértices do -ésimo hexágono é uma progressão aritmética. Assim,
Desse modo, a medida do lado do 20º hexágono é
b) Ainda da divisão do hexágono regular em triângulos equiláteros, a medida do raio do círculo que circunscreve um hexágono regular é igual à medida de seus lados. Sendo assim, a área , da região em amarelo, corresponde à diferença entre as áreas de um círculo de raio e do -ésimo hexágono regular, de lado , onde (item a).
Portanto, como a área de um círculo de raio é e a área de um triângulo equilátero de lado é , temos que