Ao movimentar-se diante de um espelho esférico côncavo, uma criança percebeu que a imagem de sua face, formada por esse espelho, apresentava características diferentes, dependendo da posição em que ela se encontrasse. Considere que a distância focal desse espelho seja de 30 cm e que ele obedeça às condições de nitidez de Gauss.
a) Em uma primeira situação, essa criança se posiciona, parada, a 20 cm desse espelho e vê sua imagem maior do que o tamanho real. Calcule, em cm, a distância entre a imagem da face da criança e o espelho, nessa situação. Em seguida, calcule quantas vezes a imagem da face da criança é maior do que sua própria face.
b) Em uma segunda situação, a criança se afasta e para a 50 cm do espelho. Calcule, em cm, a distância entre a criança e a imagem de sua face, formada pelo espelho nessa segunda situação.
a) Na primeira situação, dado que o espelho é côncavo com uma distância focal de 30 cm e a criança se encontra a 20 cm do espelho, temos f=30 cm cm e p=20 cm.
Da equação de Gauss,
1f=1p+1p'⇒
130=120+1p'⇒
p'=-60 cm. |
Da equação do aumento linear transversal, segue que
A=io=ff-p⇒
io=3030-20⇒
i=3·o. |
Portanto, a distância da face da criança até o espelho é 60 cm e a imagem é três vezes maior que a face da criança.
Obs: O sinal negativo de p' indica apenas que a imagem é virtual.
b) Quando a criança se posiciona a 50 cm do espelho, temos f=30 cm e p=50 cm.
Da equação de Gauss,
1f=1p+1p'⇒
130=150+1p'⇒
p'=75 cm.
Como p' é positivo, sabe-se que a imagem é real, ou seja, encontra-se do mesmo lado que o objeto em relação ao espelho. Dessa forma, a distância entre a criança e a imagem da sua face é dada por
d=p'-p⇒
d=75-50⇒
d=25 cm. |
A distância entre a criança e a imagem da sua face é igual a 25 cm.