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Questão 2 Unifesp 1º dia

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Questão 2

Memórias de um sargento de milícias função metalinguística

Leia um trecho do romance Memórias de um sargento de milícias, do escritor Manuel Antônio de Almeida, para responder às questões de 02 a 05.

    Cremos, pelo que temos referido, que para nenhum dos leitores será ainda duvidoso que chegara ao Leonardo a hora de pagar o tributo de que ninguém escapa neste mundo,ainda que para alguns seja ele fácil e leve, e para outros pesado e custoso: o rapaz amava. É escusado dizer a quem.

    Como é que a sobrinha de D. Maria, que a princípio tanto desafiara a sua hilaridade por esquisita e feia, lhe viera depois a inspirar amor, é isso segredo do coração do rapaz que nos não é dado penetrar: o fato é que ele a amava, e isto nos basta. Convém lembrar que se pela sorte de um pai se pode augurar1 a de um filho, o Leonardo em matéria de amor não prometia decerto grande fortuna. E com efeito, logo depois da noite do fogo no Campo2, em que as coisas começavam a tomar vulto, principiou a roda a desandar-lhe em quase todos os sentidos. Luisinha, uma vez extinto o entusiasmo que, suscitado pelas emoções que experimentara na noite do fogo, a acordara da sua apatia, voltara de novo ao seu antigo estado: e, como de tudo esquecida, na primeira visita que o barbeiro e o Leonardo fizeram a D. Maria depois desses acontecimentos, nem para este último levantara os olhos; conservara-se de cabeça baixa e olhos no chão.

(Memórias de um sargento de milícias, 2003.)

1 augurar: adivinhar.
2 f
ogo no Campo: referência à Festa do Divino (celebração religiosa de origem católica), comemorada com fogos de artifício.


O primeiro parágrafo caracteriza-se, sobretudo, pelo seu viés



a)

nostálgico.

b)

histórico.

c)

metalinguístico.

d)

idealizante.

e)

moralizante.

Resolução

a) Incorreta. O primeiro parágrafo aborda uma situação do presente de Leonardo, personagem central da narrativa: sua paixão por Luisinha. Tal sentimento não é nostálgico, uma vez que não está ligado a uma tristeza pela falta de algo. Leonardo não sente saudades de Luisinha, pois não se encontra afastado da garota.

b) Incorreta. Não há, no parágrafo em questão, referências históricas, mas uma reflexão de caráter universal, como se verifica no trecho “pagar o tributo de que ninguém escapa neste mundo”, associada a um fato situado no presente da narrativa: “o rapaz amava”.

c) Correta. A metalinguagem está presente logo no início do parágrafo, quando o narrador, utilizando a primeira pessoa do plural, dirige-se ao leitor e recupera afirmações feitas anteriormente: “Cremos, pelo que temos referido, que para nenhum dos leitores será ainda duvidoso [...]”. Assim, verifica-se a utilização de um recurso metalinguístico, em que o autor se refere explicitamente à própria dinâmica do romance que está escrevendo.

d) Incorreta. Ao afirmar que o sentimento amoroso pode ser experienciado, por alguns, de modo “fácil e leve”, e, por outros, de modo “pesado e custoso”, o narrador afasta-se de um viés idealizante. Assim, a ideia de que a vivência amorosa não é perfeita, mas sentida de diferentes maneiras pelas pessoas, foge de uma concepção idealista do amor, apresentando-o de forma mais realista.

e) Incorreta. Não se pode identificar, no primeiro parágrafo, algum julgamento que pretenda corrigir costumes com base em conceitos de certo ou errado. Ao dissertar sobre o sentimento do personagem, o narrador apenas afirma que chegara o momento de Leonardo “pagar o tributo de que ninguém escapa neste mundo”; ou seja, experimentar a vivência do sentimento amoroso e de suas consequências. Portanto, é incorreto afirmar que haja um viés moralizante nesse trecho.