Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2024 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Principais indicadores sociais

Texto 1

(Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45960213 a partir dos dados de Souza, Pedro Ferreira. Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926-2013). São Paulo: Hucitec, 2018. Acesso em: 01/11/2023.)

 

Texto 2

(Adaptado de: IPEADATA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: http:// www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=37818&module=M. Acesso em: 01/11/2023.)

Texto 3

O índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e os rendimentos dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um. O valor zero representa a situação de igualdade, o que indica, na prática, que todos têm a mesma renda. O valor um está no extremo oposto, devendo ser entendido como representando a situação em que uma só pessoa detém toda a riqueza.

(Adaptado de: IPEA. Desafios do desenvolvimento. Ano1. Edição 4. 2004).


Tendo em vista seus conhecimentos sobre o fenômeno da desigualdade e considerando os textos 1, 2 e 3, responda:

a) Que relações podem ser identificadas entre a desigualdade e os respectivos períodos de democracia e de ruptura democrática no Brasil? Cite dois exemplos que justifiquem sua resposta.

b) Cite duas políticas de Estado no período que vai desde a promulgação da Constituição de 1988 até 2014, políticas essas que expliquem a tendência observada no índice de Gini. Justifique sua resposta.



Resolução

a) O texto 1 indica um aumento na concentração de renda no país e, consequentemente, da desigualdade nos períodos de ruptura democrática. Os períodos imediatamente anteriores à redemocratização apresentam uma queda na fatia de renda concentrada com o 1% mais rico da população e, no geral, essa tendência de queda permanece no início dos períodos democráticos. Essa relação é exemplificada se considerarmos os períodos de 1935 a 1945 e de 1964 a 1985, periodas da ditadura varguista e militar, respectivamente, em contraposição aos períodos democráticos de 1945  a 1964 e após 1985.

b) A tendência observada no índice de Gini de 1988 a 2014 a partir do texto 2 é a queda do indicador, ou seja, segundo o texto 3 a redução da desigualdade social no Brasil. A partir da promulgação da Constituiçao de 1988 vários direitos são garantidos pela Carta Magna e por isso as políticas de Estado que explicam essa tendência são:

- Melhorias nas políticas educacionais, como por exemplo a obrigatoriedade do Estado no atendimento às crianças de 4 e 5 anos e de jovens de 15 a 17 anos na educação formal.

- Transferências de renda com programas como o Bolsa Família.

- Políticas de geração de emprego.

- Políticas públicas de moradias populares.

- Reforma tributária.

- Demarcação de terras indígenas e quilombolas.

Dessa forma o Estado promove a inclusão social e reduz as desigualdades.