A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão "Antropoceno" é atribuida ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno - a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacinal das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas.
SILVA, R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra? Disponível em: www.publico.pt. Acesso em: 5 dez. 2017 (adaptado).
A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos
a) |
eruptivos. |
b) |
exógenos. |
c) |
tectônicos. |
d) |
magmáticos. |
e) |
metamórficos. |
a) Incorreta. Fenômenos eruptivos estão associados ao vulcanismo e ascensão do magma (material do manto terrestre) à superfície, classificados como fenômenos endógenos da Terra, sem influência humana em seus processos.
b) Correta. Uma nova era geológica é concebida pela capacidade humana em influenciar os processos exógenos, que são aqueles que se relacionam a alterações e erosão provocada por agentes externos da Terra, como elementos da atmosfera (erosão pluvial, eólica, glacial), da hidrosfera (processos fluviais e marítimos), da biosfera (ação da vegetação e animais). O ser humanao dessa maneira altera a paisagem por meio de sua exploração e degradação vinculadas principalmente a atividades econômicas e à urbanização.
c) Incorreta. Os movimentos tectônicos relacionam-se ao deslocamento dos grandes blocos rochosos que compõem a crosta terrestre, denominados placas tectônicas. Tais movimentos são promovidos pelo movimento de convecção do magma no interior da Terra (Figura 1), que decorre da diferença de temperatura entre camadas mais internas e externas na estrutura do planeta, o que não se relaciona com a influência humana.
Figura 1: Movimento das placas tectônicas. Disponível em https://static.mundoeducacao.bol.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/movimento-das-placas-tectonicas.jpg
d) Incorreta. A capacidade de influência humana não consegue impedir eventos de origem magmática, como vulcanismos, tampouco está vinculada à escala temporal de tais eventos, pois estes são muito mais longos do que os processos influenciados antropicamente.
e) Incorreta. Os processos metamórficos são associados ao aumento da temperatura e pressão que incidem sobre materiais rochosos capazes de realizar o metamorfismo, ou seja, modificações químicas e físicas nas rochas transformando-as em sua composição e estrutura.