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Questão 73 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 73

Bacon Filosofia da Ciência

Texto I

    Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.

BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006,

Texto II

    O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.


Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela



a)

objetificação do espaço físico.

b)

retomada do modelo criacionista.

c)

recuperação do legado ancestral.

d)

infalibilidade do método científico.

e)

formação da cosmovisão holística.

Resolução

A questão apresenta dois textos que, de modo geral, indica uma relação entre a sociedade e a natureza que é pautada na "objetificação do espaço físico", conforme indica, corretamente, a alternativa A. É muito significativo, inclusive, o texto I apresentar um excerto do filósofo moderno Francis Bacon, conhecido pela frase "saber é poder". Boa parte da teoria desse autor é compreendida a partir da lógica do domínio da natureza, coisa que só é possível num contexto em que a natureza se torna objeto. São os objetos, ou as coisas/pessoas objetificadas, que são passíveis de dominação. Vários autores da história da filosofia, e até mesmo da história da sociologia, identificaram Francis Bacon como um "exemplo inicial", digamos assim, dessa visão de mundo reificante. Os frankfurtianos são um exemplo disso. Entenderam que, sobretudo a partir de Bacon, se estabelece, aos poucos, o desenvolvimento de uma "razão instrumental" (conceito da Escola de Frankfurt, que, em suma, indica justamente a tratativa da natureza como objeto, dominada através de uma "razão com relação a fins").

Do mais, as alternativas B, C, D e E estão incorretas. A alternativa B menciona uma "retomada do modelo criacionista", observação que não se sustenta e não se alinha aos pensamentos de Francis Bacon, autor notadamente empirista.  Por sua vez, a alternativa C menciona uma "recuperação do legado ancestral", como se os textos apontassem uma valorização da tradição. Tal fato contradiz o contexto histórico no qual se insere Francis Bacon, contexto de contestação da filosofia medieval, duramente criticada no começo da Modernidade. Já a letra D nos remete aos debates sobre critérios de cientificidade, mais especificamente o verificacionismo, corrente que, em linhas gerais, rotula as proposições científicas como proposições "infalíveis". Esse tipo de debate é muito posterior aos pensamentos de Bacon, o que deixa a alternativa anacrônica. E por fim, a alternativa E é incorreta, sobretudo, por se colocar contra a visão apresentada no texto II, que pontua o ser humano como "totalmente desintegrado do todo", e não em uma "cosmovisão holística", como aponta a referida alternativa.