Logo ENEM

Questão 77 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 77

Cercamentos

    Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídas pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: "deixa queimar, pena que não foi a casa"; "podemos nos aquecer agora"; "nós só queríamos algumas batatas, há um fogo ótimo para cozinhá-las".

        HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).


A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:



a)

Restrição da propriedade privada.

b)

Expropriação das terras comunais.

c)

Imposição da estatização fundiária.

d)

Redução da produção monocultora.

e)

Proibição das atividades artesanais.

Resolução

a) Incorreta. O longo do processo de cercamentos não representou uma restrição à propriedade privada em si, seja como um direito ou conceito, mas sim a imposição de um modelo de propriedade privada que se concretizou excludente para um campesinato vinculado a outra lógica de propriedade fundiária. Em outras palavras, o que ocorre é a imposição de um modelo de propriedade privada desigual em detrimento das tradicionais propriedades comunais existentes na Inglaterra, mas não uma restrição a ideia de propriedade privada em si - inclusive esta já estava consolidada nas mãos dos grandes proprietários. As terras comuns que gradativamente desapareceram, diferentemente da lógica da propriedade fundiária privada, eram caracterizadas pelo uso coletivo para caça, pesca e extração de outros materias, mesmo que os camponeses não fossem os proprietários desta terra.

b) Correta. Os cercamentos foram o processo de imposição da propriedade privada fundiária nas antigas propriedades comunais da Inglaterra, estas últimas historicamente fundamentais para o sustento das populações campesinas. Em suma, esse processo determinou a separação dos camponeses de seus meios de produção, concentrando as terras nas mãos de uma elite latifundiária vinculada fundamentalmente à produção lanífera. Estudos estimam que quase um terço do território inglês foi cercado entre 1600 e 1760, enquanto outros 6 milhões de acres tiveram o mesmo destino entre 1760 e 1830. Como resultado desse processo, destaca-se um gradativo processo de êxodo rural, transformando antigos camponeses em um exército de reserva disponível nas cidades. Essa massa de trabalhadores desempregados e sujeitos às péssimas condições de trabalho e salário foi um dos elementos que fundamentaram o pioneirismo inglês para a Revolução Industrial iniciado no século XVIII.

c) Incorreta. Não é correto que, ao longo da Idade Moderna, a Inglaterra passou por um processo de estatização fundiária, isto é, que o Estado tenha se tornado o proprietário efetivo das terras. O processo histórico que resulta na situação apresentada da revolta está ligado à consolidação da propriedade privada no campo e da concentração de terras nas mãos de uma elite fundiária, resultantes do processo de cercamento.

d) Incorreta. O processo de cercamentos das antigas propriedades comunais na Inglaterra está especialmente vinculado à produção lanifera na Inglaterra. Portanto, o processo histórico não está vinculado a uma redução da produção monocultora, mas sim à crescente necessidade de produção de lã e da profunda concentração fundiária nas mãos de uma elite latifundiária agrícola em detrimento do campesinato. 

e) Incorreta. Não se destaca na Inglaterra da Idade Moderna uma restrição ou proibição oficial às atividades artesanais, e caracterizaria uma transformação socioespacial na Inglaterra daquele contexto. A revolta e o apoio dos camponeses descritos no texto está vinculado às dificuldades materiais dos camponeses resultantes do processo de cercamentos, que impôs uma lógica de propriedade privada ao campo em detrimento de uma posse e uso comum.