Logo UNESP

Questão 7 Unesp 2024 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Domínio dos Mares de Morros Domínios Morfoclimáticos

Analise o mapa.

(www.geoambientaljr.com. Adaptado.)


a) Apresente duas características naturais que foram utilizadas para definir as regiões observadas no mapa.

b) Descreva uma característica natural típica dos mares de morros e cite uma das causas que explicam a degradação desse domínio.



Resolução

a) Os domínios morfoclimáticos consistem numa divisão do território brasileiro em grandes unidades espaciais com características naturais relativamente homogêneas em suas áreas nucleares elaborada pelo professor e pesquisador Aziz Ab´Saber. Cada domínio é resultado das interações entre as características naturais presentes com heranças de processos naturais antigos. Cada domínio possui uma  certa grandeza territorial que pode variar de centenas de milhares a milhões de quilômetros de área. As características naturais utilizadas por Aziz Ab´Saber utilizadas para delimitar cada domínio foram: geomorfologia (relevo), clima , vegetação, solos (pedologia) e rede hidrográfica.

b) Entre as características do domínio dos Mares de Morros podemos citar:

- prevalência de relevo planáltico e mamelonar com  rochas cristalinas, numa área de antigo cinturão orogênico lapidada por sucessivos processos erosivos;

- predomínio de clima tropical úmido, clima quente e úmido;

- vegetação original: floresta tropical (Mata Atlântica), ombrófila, densa e heterogênea;

- solos rasos nas encostas de morros por conta do predomínio de intemperismo físico (impacto mecânico provocado por agentes como a chuva e os ventos) e solos mais profundos nas áreas de menor declividade, por conta do intemperismo químico (ação de degradação e rochas e solos provocadas pela água em estado líquido).

A região dos Mares de Morros se encontra numa área que possui elevada concentração econômica e populacional, fato que se deu desde o início do processo de colonização brasileira. Vários dos principais centros econômicos do país estão nesse domínio; inclusive, a megalópole Rio-São Paulo que é o “coração econômico do país”  e tal fato levou a um processo intenso de alteração desse domínio, com o desmatamento da Mata Atlântica por meio das atividades da agropecuária, da urbanização e da industrialização.