TEXTO 1
Erigiu-se no Brasil o conceito da democracia racial; […] tal expressão supostamente refletiria determinada relação concreta na dinâmica da sociedade brasileira: que pretos e brancos convivem harmoniosamente, desfrutando iguais oportunidades de existência, sem nenhuma interferência, nesse jogo de paridade social, das respectivas origens raciais ou étnicas.
(Abdias do Nascimento. O genocídio do negro brasileiro, 1978.)
TEXTO 2
É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas. Esse pacto da branquitude possui um componente narcísico, de autopreservação, como se o “diferente” ameaçasse o “normal”, o “universal”. Esse sentimento de ameaça e medo está na essência do preconceito […].
(Cida Bento. O pacto da branquitude, 2022.)
a) Explique em que consiste a expressão “democracia racial”, apresentada no texto 1 por Abdias do Nascimento, e em que consiste o conceito de “pacto da branquitude”, cunhado por Cida Bento no texto 2.
b) Como a filosofia concebe tradicionalmente a noção de mito? Com base nos textos 1 e 2, defina o conceito de mito da democracia racial.
a) A ideia de "democracia racial" trazida no texto de Abdias do Nascimento é um conceito de Gilberto Freyre e trata sobre um estado de igualdade plena entre as pessoas, independentemente de sua etnia ou raça, garantidas pela democracia, um estado em que não há barreiras institucionais ou legais para a igualdade racial, em que diferentes raças e etnias convivem harmonicamente em uma sociedade desprovida de discriminação. Já o conceito de Cida Bento de "pacto da branquitude" ou "pacto narcísico da branquitude" faz referência a um compromisso da branquitude, ou seja, de um grupo social privilegiado composto por pessoas brancas, que tem como objetivo garantir a manutenção desses privilégios, através da manutenção de uma estrutura social que os privilegia e sistematicamente exclui, silencia e oprime pessoas negras.
b) Na filosofia, o mito é uma história, uma narrativa, que tem como objetivo explicar a origem de uma civilização, temas importantes para uma sociedade ou a própria existência. Dessa forma, o conceito de democracia racial, que surge da elaboração acerca da identidade brasileira, é um mito pois traz uma narrativa que toma por base uma falsa ideia de integração racial, ausência de preconceitos e discriminações racial e de uma relação pacífica e paternal entre senhores e escravos, o que nunca foi uma realidade no país. Até os dias atuais, o Brasil é um país marcado pelo racismo, muitas vezes institucionalizado, e pela manutenção dos privilégios brancos, que é evidenciada pelo texto de Cida Bento.