Logo UNESP

Questão 11 Unesp 2024 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 11

Filosofia Contemporânea Pós-modernidade (Filosofia)

TEXTO 1

(Quino. Toda Mafalda, 2010.)

 

TEXTO 2

O espírito de consumo conseguiu infiltrar-se até na relação com a família e a religião, com a política, com a cultura e o tempo disponível. Daí a condição profundamente paradoxal do hiperconsumidor. De um lado, este se afirma como um consumidor informado e livre, que vê seu leque de escolhas ampliar-se, age procurando otimizar a relação qualidade/preço. Do outro, os modos de vida, os prazeres e os gostos mostram-se cada vez mais sob a dependência do sistema mercantil.

(Gilles Lipovetsky. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo, 2007. Adaptado.)


a) Apresente qual crítica os textos 1 e 2 trazem em comum e cite a escola filosófica que tem por foco essa mesma reflexão.

b) Em que consiste o paradoxo do hiperconsumidor e como esse paradoxo está presente no texto 1?



Resolução

a) Os textos 1 e 2 criticam o consumismo e a sociedade moderna que coloca o consumo como condição para a felicidade. A escola filosófica que aborda esse tema é a filosofia da pós-modernidade, sendo Gilles Lipovetsky, autor do texto 2, considerado um teórico da hipermodernidade.

b) O paradoxo do hiperconsumidor, na filosofia de Lipovetsky, trata do indivíduo, heperconsumidor, que adquire responsabilidade e autonomia sobre o consumo através da ideia de "consumo consciente" a qual traz não só o direito de escolha como a responsabilização pelas escolhas de consumo, no entanto, essa autonomia é questionável em um contexto em que as marcas assumem um lugar de "autoridade" e têm o poder de direcionar nossas escolhas de consumo, formando assim uma relação paradoxal. Esse paradoxo aparece no texto 1, na fala do segundo quadrinho de Miguelito, em que fica clara a construção de marcas que levam os consumidores a associar determinados produtos com a felicidade.