Logo UNESP

Questão 12 Unesp 2024 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 12

Empirismo Inatismo

TEXTO 1

       Examinando as explicações, o cético se depararia com teorias conflitantes, cada qual pretendendo ser a única verdadeira. Dada a falta de um critério para decidir qual dessas teorias assim opostas é a verdadeira — já que os critérios dependeriam eles próprios das teorias e não seriam imunes ao questionamento — considera que todas têm igual peso. Incapaz de decidir entre elas, de fazer uma escolha, o cético se encontra então forçado a não se pronunciar.

(Jaimir Conte. “O início: Sexto Empírico e o ceticismo pirrônico”. https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.)

 

TEXTO 2

       “Empirismo” significa uma posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações […]. O termo é derivado do grego empeiria, significando basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência […]. O lema do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”.

(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2004.)


a) Explique como o ceticismo e o empirismo abordam a construção do conhecimento de formas distintas.

b) Cite a área da filosofia responsável pela temática abordada nos textos 1 e 2. Diferencie a ideia de Aristóteles, mencionada no texto 2, do entendimento de Platão sobre a aquisição do conhecimento verdadeiro.



Resolução

a) O ceticismo aborda a construção do conhecimento a partir do questionamento, rejeitando dogmas, crenças, pensamentos do senso comum como verdade e estando em um constante "estado de dúvida". Para os céticos a verdade absoluta é intangível, inalcançável. Já os empiristas defendem um conhecimento construído a partir de experiências sensoriais, ou seja, o conhecimento parte das experiências humanas para se tornar uma ideia, um conceito, e não o contrário.

b) A área da filosofia que estuda como o ser humano adquire seus conhecimentos é a epistemologia. A epistemologia aristotélica é empirista, ou seja, como colocado no texto 2 e explicado no item a), defende que a aquisição de conhecimento se dá através da experiência, ou seja, o conhecimento está no mundo exterior e é através dos sentidos que o homem acessa e constrói esse conhecimento. Já Platão defendia o inatismo, corrente epistemologia que coloca o conhecimento como inato ao ser humano, ou seja, o homem nasce com o conhecimento que provém do mundo inteligível ou mundo das ideias e não do mundo sensível.