Logo UNESP

Questão 17 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 17

charges e tirinhas Interpretação de Textos

Examine a charge do cartunista Angeli.

— Feito isso, sairemos à cata de todos aqueles meus

coleguinhas de escola que me chamavam de orelhudo!

(Angeli. O lixo da história, 2013.)

A charge ironiza os bastidores da invasão do Iraque em 2003. Depreende-se da análise da charge que, para o cartunista, a invasão do Iraque se caracterizava como



a)

necessária.

b)

arbitrária.

c)

urgente.

d)

ambígua.

e)

refletida.

Resolução

Por meio da parte verbal inserida abaixo da charge, depreende-se que o motivo da guerra refere-se a problemas pessoais de quem dava as ordens de ataque.

a) Incorreta. A ironia do cartunista debocha da guerra ao indicar a resolução de problemas pessoais como sua origem. Logo, para ele, não haveria motivos para que a guerra fosse necessária.

b) Correta. Algo ser arbitrário significa que este não é regido por leis ou diretrizes, que depende única e exclusivamente da vontade de quem toma a ação. É o caso da charge, em que o autor aponta a arbitrariedade da decisão do ex-presidente dos Estados Unidos.

c) Incorreta. O motivo pessoal, ironicamente listado por Angeli, não caracteriza urgência para a invasão do Iraque.

d) Incorreta. A ironia do autor é muito direta ao criticar a invasão do Iraque, atribuindo a ela motivações descabidas para que ocorresse. Portanto, não foi uma invasão ambígua, foi uma invasão com motivo muito bem esclarecido, sendo ele inválido para uma guerra.

e) Incorreta. Decisões baseadas em motivações pessoais não consideram diferentes pontos de vista. Não há uma reflexão por trás de uma invasão de um país pensada para resolver problemas de uma pessoa apenas.