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Questão 20 Unesp 2024 - 1ª fase

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Questão 20

Subordinação

Para responder às questões de 18 a 20, leia a crônica de Luis Fernando Verissimo.

    Esta ideia para um conto de terror é tão terrível que, logo depois de tê-la, me arrependi. Mas já estava tida, não adiantava mais. Você, leitor, no entanto, tem uma escolha. Pode parar aqui, e se poupar, ou ler até o fim e provavelmente nunca mais dormir. Vejo que decidiu continuar. Muito bem, vamos em frente. Talvez, posta no papel, a ideia perca um pouco do seu poder de susto. Mas não posso garantir nada. É assim:
    Um casal de velhos mora sozinho numa casa. Já criaram os filhos, os netos já estão grandes, só lhes resta implicar um com o outro. Retomam com novo fervor uma discussão antiga. Ela diz que ele ronca quando dorme, ele diz que é mentira.
    — Ronca.
    — Não ronco.
    — Ele diz que não ronca — comenta ela, impaciente, como se falasse com uma terceira pessoa.
    Mas não existe outra pessoa na casa. Os filhos raramente visitam. Os netos, nunca. A empregada vem de manhã, faz o almoço, deixa o jantar feito e sai cedo. Ficam os dois sozinhos.
    — Eu devia gravar os seus roncos, pra você se convencer — diz ela. E em seguida tem a ideia infeliz. — É o que eu vou fazer! Esta noite, quando você dormir, vou ligar o gravador e gravar os seus roncos.
    — Humrfm — diz o velho.
    Você, leitor, já deve estar sentindo o que vai acontecer. Pare de ler, leitor. Eu não posso parar de escrever. As ideias não podem ser desperdiçadas, mesmo que nos custem amigos, a vida ou o sono. Imagine se Shakespeare tivesse se horrorizado com suas próprias ideias e deixado de escrevê-las, por puro comedimento. Não que eu queira me comparar a Shakespeare. Shakespeare era bem mais magro. Tenho que exercer este ofício, esta danação. Você, no entanto, não é obrigado a me acompanhar, leitor. Vá passear, vá tomar sol. Uma das maneiras de controlar a demência solta no mundo é deixar os escritores falando sozinhos, exercendo sozinhos a sua profissão malsã, o seu vício solitário. Você ainda está lendo. Você é pior do que eu, leitor. Você tinha escolha.
    Sozinhos. Os velhos sozinhos na casa. Os dois vão para a cama. Quando o velho dorme, a velha liga o gravador. Mas em poucos minutos a velha também dorme. O gravador fica ligado, gravando. Pouco depois a fita acaba.
    Na manhã seguinte, certa do seu triunfo, a velha roda a fita. Ouvem-se alguns minutos de silêncio. Depois, alguém roncando.
    — Rará! — diz a velha, feliz.
    Pouco depois ouve-se o ronco de outra pessoa. A velha também ronca!
    — Rará! — diz o velho, vingativo.
    E em seguida, por cima do contraponto de roncos, ouve-se um sussurro. Uma voz sussurrando, leitor. Uma voz indefinida. Pode ser de homem, de mulher ou de criança. A  princípio — por causa dos roncos — não se distingue o que ela diz. Mas aos poucos as palavras vão ficando claras. São duas vozes. É um diálogo sussurrado.
    “Estão prontos?”
    “Não, acho que ainda não…”
    “Então vamos voltar amanhã…”


(Luis Fernando Verissimo. O suicida e o computador, 1992.)
 


Em “As ideias não podem ser desperdiçadas, mesmo que nos custem amigos, a vida ou o sono.” (9° parágrafo), a oração subordinada expressa ideia de



a)

consequência.

b)

causa.

c)

concessão.

d)

condição.

e)

comparação.

Resolução

No trecho apresentado, há uma oração subordinada adverbial concessiva: “mesmo que nos custem amigos, a vida ou o sono”. Ao empregar a locução conjuntiva “mesmo que”, o autor estabelece uma relação de concessão com a afirmação anterior, expressa na oração principal: “As ideias não podem ser desperdiçadas”. Entende-se, portanto, que o fato de não se desperdiçar as ideias pode levar à perda de amigos, da vida ou do sono; o escritor, no entanto, assume esse risco, e tais perdas não são capazes de impedi-lo.

Desse modo, a alternativa correta é a C.