Logo UNESP

Questão 37 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 37

Século XIX

Observe as imagens. A da esquerda é intitulada “Plantas do Orquidário Moderno” (1845). A da direita intitula-se “Madame Professora” (1846).

(In: Peter Gay. A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud: a educação dos sentidos, 1988.)

As duas imagens referem-se a algumas sociedades europeias do século XIX e



a)

representam, com ironia, os novos papéis exercidos pelas mulheres nas sociedades do período.

b)

aludem, com humor, ao avanço das pesquisas e do ensino nas sociedades do período.

c)

constatam a substituição da estrutura patriarcal pelo matriarcalismo nas sociedades industriais.

d)

ilustram, com surpresa, a padronização do trabalho feminino nas sociedades de economia industrial.

e)

celebram a liderança política feminina numa sociedade de hegemonia liberal.

Resolução

a) Correta. As ilustrações fornecidas pela questão retratam ironicamente a figura da mulher em papéis até então reservados apenas aos homens. Na figura da direita, podemos ver uma mulher exercendo a docência. Já na parte esquerda, uma mulher deixa em segundo plano suas atividades domésticas e fuma um charuto, comportamento que era considerado exclusivamente masculino.

b) Incorreta. Embora haja humor nas ilustrações e uma mulher supostamente ministrando uma aula, não há nenhuma referência ao avanço das questões de pesquisa ou ensino que estariam acontecendo nesse período ou que as mulheres seriam protagonistas nesse processo.

c) Incorreta. Não há nenhuma possibilidade de se concluir que as imagens constatem a implantação de uma sociedade matriarcal na Europa do século 19. Ao contrário, parecem ironizar a presença da mulher no espaço público em maior grau que anteriormente.

d) Incorreta. Não há nenhuma questão ligada à padronização do trabalho feminino que se possa concluir da análise das imagens.

e) Incorreta. Não há nenhuma grande celebração de conquistas femininas ou a sua liderança social nas referidas imagens. Ao contrário há até uma certa ironia em relação a alguns novos papéis que elas começam a exercer.