Leia as manchetes.
Com o premiado filme “Parasita”, Coreia do Sul espalha seu “soft power” pelo mundo
(https://tab.uol.com.br, 07.11.2019. Adaptado.)
Da banda de música pop “BTS” ao filme “Parasita”, entenda como a Coreia do Sul aplica o “soft power”
(www.poder360.com.br, 05.04.2022. Adaptado.)
Da série “Round 6” ao estilo musical “K-pop”, cultura sul-coreana é novo vetor do “soft power” de Seul
(www.rfi.fr/br, 14.10.2021. Adaptado.)
O “soft power” citado nas manchetes corresponde
a) |
à alienação de consumidores quanto à origem de seus produtos, ou seja, ao desconhecimento sobre a atual divisão internacional do trabalho. |
b) |
ao domínio do mercado pelo uso da coerção, ou seja, à construção de uma relação de dependência dos mercados em relação ao mundo oriental. |
c) |
à busca de uma hegemonia por consenso, ou seja, à utilização da indústria cultural para se fazer presente em diversos países. |
d) |
à estratégia de combate à xenofobia nos países ocidentais, ou seja, ao fortalecimento da democratização do consumo de produtos culturais em escala supranacional. |
e) |
ao redesenho da hierarquia político-econômica, ou seja, ao retorno à velha ordem mundial pautada pelo consumo cultural. |
O termo "soft power" se refere ao poder de influenciar e persuadir outros países por meio de atrativos culturais, políticos e ideológicos, em contraste com o uso de força militar ou econômica ("hard power"). Exemplos incluem a disseminação global da cultura pop, a promoção de valores políticos e sociais, diplomacia cultural e liderança em inovação e educação. O "soft power" é uma maneira de construir uma imagem positiva e fortalecer laços internacionais. O exemplo da Coreia do Sul, com o sucesso global do filme "Parasita" e do K-pop, destaca como um país pode utilizar elementos culturais para aumentar sua influência internacional.
a) Incorreta. Essa opção não reflete o conceito de "soft power". "Soft power" envolve influência cultural e ideológica, não estando relacionado ao desconhecimento sobre a origem de produtos.
b) Incorreta. O "soft power" não se baseia em coerção ou dependência econômica, mas sim na capacidade de atrair e influenciar culturalmente.
c) Correta. Essa opção está alinhada com o conceito de "soft power". O "soft power" envolve a capacidade de um país de influenciar outros através de valores culturais, atração e persuasão, muitas vezes por meio da indústria cultural.
d) Incorreta. Apesar de o "soft power" poder certamente desempenhar um papel na promoção da compreensão mútua e na redução de preconceitos, a ênfase desta opção na "democratização do consumo de produtos culturais em escala supranacional" pode não ser uma característica central do "soft power".
e) Incorreta. Essa opção não reflete adequadamente o conceito de "soft power". O "soft power" não implica em uma mudança na hierarquia político-econômica, mas sim na influência cultural e ideológica.