Logo UNESP

Questão 49 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 49

Tectônica de placas Geomorfologia

Analise o mapa que apresenta as placas tectônicas envolvidas no terremoto ocorrido na região de Anatólia, na Turquia, em fevereiro de 2023.

(www.ipma.pt. Adaptado.)


Segundo a classificação das placas tectônicas quanto ao tipo de deslocamento, o terremoto na região de Anatólia está relacionado



a)

ao movimento de uma placa sobre a outra, ao longo de uma fossa.

b)

ao afundamento de uma placa em relação à outra, ao longo de uma montanha.

c)

ao movimento de uma placa em relação à outra, ao longo de uma falha.

d)

ao afundamento de uma placa sob a outra, ao longo de um continente.

e)

ao distanciamento de uma placa em relação à outra, ao longo de uma dorsal.
 

 

Resolução

A Turquia é um País cuja área mais extensa localiza-se na península da Anatólia na Ásia. O país está prioritariamente na placa tectônica da Anatólia, e esta região geologicamente está posicionada entre 3 placas tectônicas – Eurasiana, Arábica e Africana – Veja abaixo:

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=QdPE0bXwJAM&ab_channel=BandJornalismo

https://www.poder360.com.br/internacional/turquia-encerra-resgate-de-terremoto-em-8-de-10-locais-atingidos/

Em 2023 aconteceu o terremoto mais mortal do século XX e XXI na região, marcando mais de 50.000 mortos. Tal tragédia decorreu de um terremoto de 7,8 pontos na escala Ricther, gerado pelos limites orogênicos e de movimento conservativo das placas da Anatólia com as placas da Eurásia e Arábica. Os limites transcorrentes derivam de orogênese de limites tectônicos conservativos. Veja a imagem:

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/falhas-geologicas.htm

As falhas transcorrentes são falhas que ocorrem através de movimentações orogênicas horizontais chamadas de conservativas.

Existem três tipos de movimentos tectônicos orogênicos, os movimentos conservativos que são marcados pelo deslize horizontal das placas de forma paralela e opostas entre si, o movimento orogênico divergente, marcado pelo distanciamento das placas que deslizam no manto em direções horizontais opostas e o movimento de orogênese convergente, onde as placas movimentam-se horizontalmente gerando colisões e por vezes levando ao afundamento de uma placa em relação à outra. Veja abaixo:

Fonte: http://geografalando.blogspot.com.br/2012/07/aulas-1-ano-2-bimestre.html

Vemos na propria imagem trazida no exercício que o movimento orogênico foi de deslizamento horizontal paralelo e opostos, então sabendo disso:

a) Incorreto: O movimento conservatido não gera o mergulho de uma placa sobre a outra, isto acontece no movimento orogênico convergente.

b) Incorreto: O movimento conservatido não gera o mergulho de uma placa sobre a outra.

c) Correto: O movimento conservatido de fato gera o movimento lateral horizontal de uma placa em relação à outra, ao longo de uma falha transcorrente.

d) Incorreto: O movimento conservatido não gera o afundamento de uma placa sobre a outra, isto acontece no movimento orogênico convergente.

e) Incorreto: O movimento conservatido não gera o afastamento de uma placa em relação a outra, isto acontece no movimento orogênico divergente que faz as placas derivarem em direções opostas.