Nos últimos séculos, há um descompasso entre os problemas ambientais e a consciência ambiental sobre a gravidade desses problemas. O fato histórico que marca a maior intensidade dos impactos no meio ambiente
a) |
são as Grandes Navegações, encerradas no século XV. |
b) |
é a Primeira Guerra Mundial, ocorrida em meados do século XIX. |
c) |
é a Metropolização, instituída no século XXI. |
d) |
é a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII. |
e) |
são as Revoluções Técnico-Científico-Informacionais, fundadas no século XIX. |
De fato, nos últimos séculos, houve um descompasso entre os problemas ambientais e a consciência ambiental sobre a gravidade desses problemas, sendo os mais urgentes e sensíveis às sociedades humanas o aquecimento global e os demais problemas ambientais atmosféricos. Tais problemas ambientais e seus impactos estão associados à utilização desregrada e cada vez mais ampla de recursos naturais e combustíveis fósseis. Sabendo disso, o fato histórico que marcou a maior intensidade dos impactos no meio ambiente global foi a Revolução Industrial.
a) Incorreta. As Grandes Navegações, encerradas no século XV, trouxeram eventos decisivos a economia e ordem mundial, entretanto não podem ser colocadas como agente primário responsável por tais impactos ambientais.
b) Incorreta. A Primeira Guerra Mundial, ocorrida em meados do século XIX, trouxe impactos humanos, econômicos e políticos intensos para a humanidade, mas não pode ser colocada como agente primário responsável por tais impactos.
c) Incorreta. A Metropolização, instituída no século XXI, é um processo importante de mudanças na ordem de ocupação territorial humana sobre o espaço, mas não é a agente direta de tais impactos ambientais.
d) Correta. A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, foi de fato o estopim da ampliação quase desenfreada da utilização de recursos naturais e fontes de energia fosseis, responsáveis pela atual tragedia ambiental.
e) Incorreta. As Revoluções Técnico-Científico-Informacionais baseiam-se na estruturação do espaço mundial em redes, implementadas a partir dos avanços tecnológicos em microeletrônica e informática. São, desse modo, amplificadores da globalização, pertencentes a um processo temporalmente delimitado, na segunda metade do século XX. Mesmo sendo, também posterior e, de certa forma, parte do processo de industrialização capitalista, foram consolidadas em outro momento histórico e não podem ser consideradas o processo inicial ou mais intenso dos atuais problemas ambientais.