TEXTO 1
(Gerson Pastre de Oliveira (org.). Pesquisa em educação e educação matemática:
um olhar sobre a metodologia, 2019. Adaptado.)
TEXTO 2
O conhecimento teórico da natureza — originariamente ligado à geometria — como visão ideal da perfeição harmoniosa do cosmo foi se desenvolvendo paralelamente à evolução da matemática, deixando, assim, de forma paulatina, de ser simples forma de contemplação da realidade, para adquirir o caráter de um instrumento de conhecimento da natureza.
(Milton Vargas. “História da matematização da natureza”. Estudos Avançados, 1996.)
A relação entre Filosofia e Matemática advém de um longo período da história da humanidade. Pode-se observar tal relação, a partir dos textos 1 e 2, pela
a) |
utilização da ideia de primeiro motor na formulação do conhecimento medieval. |
b) |
influência do dualismo platônico na teoria cartesiana. |
c) |
presença da causalidade aristotélica em explicações da física newtoniana. |
d) |
repercussão da ideia de arché como número na ciência moderna. |
e) |
ruptura com o entendimento de cosmos geocêntrico em Copérnico. |
Questão semelhantes a um exercício cobrado na primeira fase da Unicamp, há alguns anos atrás. Nos faz pensar na história da filosofia. Mais precisamente, nas relações históricas entre filosofia e matemática. Vejamos as alternativas.
a) Incorreta. De fato, a ideia de primeiro motor, de Aristóteles, é utilizada na formulação do pensamento medieval. Entretanto, isso em nada nos remete ao vínculo, histórico, entre filosofia e matemática. Aristóteles e Tomás de Aquino (que usou do pensamento aristotélico do mundo medieval) são, biograficamente, mais conhecidos por seus interesses na área da biologia do que da matemática. O grego, por exemplo, chegou a criar um dos primeiros modelos taxonômicos que conhecemos.
b) Incorreta. Platão e Descartes foram dois grandes matemáticos e, realmente, o dualismo platônico influenciou o francês do século XVII. Contudo, essa influência não se relaciona à intersecção da filosofia com a matemática; trata-se, antes de uma maneira de conceber o mundo e a construção do conhecimento, seja ele matemático ou não.
c) Incorreta. Primeiramente: o texto 1 não menciona Newton ou a física newtoniana. Em segundo lugar: o enunciado menciona a relação entre a filosofia e a matemática, não menciona a relação entre a filosofia e a física. Em terceiro lugar: mesmo que essas menções tivessem sido feitas, elas seriam difíceis de se relacionarem com a teoria das quatro causas de Aristóteles, uma vez que, na física, causa sempre está relacionado a interação entre corpos, vinculados pelo conceito de força – desconsiderado por Aristóteles, que usava sua teoria “apenas” para entender a origem das coisas (por exemplo, a causa material de uma mesa ou a causa final de uma cadeira)
d) Correta. A ideia de arché, entre os gregos, remetia ao princípio ordenador do cosmos e, já no período Arcaico, tivemos quem defendesse, nos números, tal princípio: os pitagóricos. Muito depois deles, já no Mundo Moderno, berço da Ciência, encontramos nos números o princípio ordenador da linguagem matemática, linguagem por excelência em que essa ciência se expressa universalmente.
e) Incorreta. O paradigma geocêntrico, rompido na Modernidade, é muito mais um feito dos físico e matemáticos do que, precisamente, de filósofos ou precedentes filosóficos. Por esse motivo, o item não pode ser correto.