Logo UNESP

Questão 57 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 57

Pop Art

Analise a reprodução da obra Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol, produzida em 1962, e leia o excerto do livro Arte Pop, de David McCarthy.

TEXTO 1

(https://origins.osu.edu)

TEXTO 2

    As declarações de artistas pop sugerem que eles estavam não só familiarizados, mas à vontade no mundo da produção e do consumo do pós-guerra. Embora o tema de sua arte reconhecesse diretamente a rápida disseminação de bens comerciais disponíveis em quantidades crescentes ao longo da década de 1950, o estilo dessa arte adotava o desenho chamativo da propaganda. O status da arte pop como produto é inseparável de seu apelo por consumo.

(Arte Pop, 2002. Adaptado.)


No período pós-Segunda Guerra, a estreita relação entre o movimento Pop Art e a estética da propaganda deve-se à



a)

alta dos valores das obras junto aos colecionadores.

b)

influência dos patrocinadores entre os artistas estadunidenses.

c)

recusa das técnicas artesanais na produção artística.

d)

ruptura artística com os parâmetros econômicos desse período.

e)

transformação da arte provocada pela lógica capitalista.
 

 

Resolução

a) Incorreta. A estética desse estilo reflete bastante a aparência com as propagandas, pois uma das críticas centrais, presentes em seus objetos artísticos, está no consumo desenfreado do estilo de vida americano. Nesse movimento, a ideia era exaltar esse consumismo desenfreado e indicar a banalidade desse estilo de vida. Portanto, não há relação com preços de obras de arte.

b) Incorreta. A maneira como Andy Warhol expõe suas latas de sopa vem do desejo de criar uma relação com o mercado, lugar da compra desses produtos. O artista coloca as imagens de forma repetidas, idênticas, como se estivessem em prateleiras para fazer menção ao consumismo naquele contexto histórico, não tendo, portanto, nenhuma relação com patrocinadores.

c) Incorreta. De fato, na década de 60 a grande maioria dos artistas se recusavam a produzirem arte com técnicas artesanais banais (desenho, pintura, modelagem, gravura...), acreditando que seria um retrocesso artístico. Porém, há uma técnica artesanal nas confecções desses trabalhos, uma vez que todas as latas foram produzidas na técnica da serigrafia, algo antigo dentro das técnicas artesanias. Ademais, vale incorporar aqui a explicação do item b, para tornar ainda mais claro a incoerência dessa alternativa.

d) Incorreta. Como mencionado na alternativa a, não há uma ruptura com os padrões econômicos, pelo contrário, o padrão de vida elevado, que levou ao surgimento de um grande consumismo (american way of life), influenciou o conceito norteador da Pop Art, que passou a refletir essa maneira de vida em seus objetos artísticos.

e) Correta. Como mencionado acima, o estilo de vida capitalista daquele contexto inspirou as práticas artísticas da Pop Art, que buscava proporcionar aos seus espectadores, por meio de uma estética análogo às mercadorias e figuras populares, reflexões sobre tais posturas de vida naquela sociedade.