Logo UNESP

Questão 58 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 58

Filosofia da Ciência

A emergência do ChatGPT, chatbot (software capaz de simular a conversação humana) desenvolvido pela OpenAI, chamou a atenção internacional. Essa nova ferramenta de inteligência artificial pode revolucionar um leque extremamente amplo de atividades humanas, mas não deixou de despertar também um considerável número de preocupações entre especialistas de tecnologia. O ChatGPT é capaz de entender a linguagem humana natural e gerar uma resposta semelhante ao fruto do intelecto humano após receber um pedido. A ferramenta ganhou destaque pelo nível extremamente refinado de suas respostas.

(Luca Belli e Nina da Hora. ''ChatGPT: o que anima e o que assusta na nova inteligência artificial''. Folha de S.Paulo, 20.01.2023. Adaptado.)


Diante do cenário descrito no excerto, a utilização da nova tecnologia de maneira eticamente responsável requer a



a)

livre concorrência para disputa comercial entre empresas privadas.

b)

massificação de dispositivos de tecnologias de linguagem natural.

c)

promoção de campanhas sobre os prejuízos do uso desse tipo de software.

d)

permissão de acesso a assinantes dessa ferramenta devidamente identificados.

e)

censura estatal do avanço de programas de inteligência artificial.

Resolução

A proposta da questão é a de pensar os impactos da tecnologia no cotidiano da vida pública e privada, sobretudo no âmbito da divulgação de falsas informações ou, de um modo mais geral, no âmbito dos perigos de uma vida demasiadamente “tecnológica” - assunto que a Unesp vem cobrando em suas últimas provas. Nesse sentido, vejamos os itens.

a) Incorreta. A livre concorrência entre as grandes empresas do mundo da tecnologia já existe e, nem por isso, o uso dos aparelhos eletrônicos, em nosso dia-a-dia, é mais ou menos consciente ou responsável – como indaga o enunciado.

b) Incorreta. “Massificação de dispositivos de tecnologia”, como sugere a redação do item, significa a multiplicação (proliferação) de aparelhos tecnológicos, o que em nada implica na conscientização do bom uso (ou do mau uso) desses mesmos aparelhos.

c) Correta. Sócrates, pensador grego do período clássico, advertia os sofistas sobre a necessidade de pensar e refletir, sobretudo antes do falar ou do agir. Segundo ele, um dos caminhos dessa reflexão deveria ser aquilo que nomeou “filtro da verdade”. Em suma, eis o raciocínio: o que é bom eu espalho; o que é ruim, eu admoesto. Essa mesma lógica encontramos aqui, no gabarito dessa questão: afinal de contas, um alerta sobre os prejuízos de determinadas tecnologias, em nosso cotidiano, é exatamente o que o texto nos sugere.

d) Incorreta. Mais uma vez estamos diante de uma frase que não se conecta com a proposta do texto ou, mais amplamente, do exercício. O tema da permissão dos assinantes a acessos em ferramentas de tecnologia não promove maior responsabilização, desses mesmos assinantes, no uso de seus aparelhos.

e) Incorreta. Censura, por parte do Estado ou mesmo de quem quer que seja, não promove responsabilidade ou eticidade. Possivelmente, nos ensinou a história, o efeito tende a ser, inclusive, o contrário.