Logo UNESP

Questão 65 Unesp 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 65

Sangue

Analise o gráfico que apresenta a porcentagem de células sanguíneas (hematopoiese) que diferentes órgãos humanos produzem ao longo das fases pré-natal e pós-natal.

 

(https://basicmedicalkey.com. Adaptado.)

De acordo com o gráfico, as células sanguíneas são produzidas,



a)

no início da fase pré-natal, por um anexo embrionário que reserva excretas nitrogenadas.

b)

no final da fase pré-natal, pela medula óssea amarela e pela medula óssea vermelha.

c)

na fase pré-natal, por um órgão responsável pela produ- ção de sais biliares.

d)

na fase pós-natal, por órgãos do sistema locomotor ligados a músculos lisos. 

e)

na fase pós-natal e a partir dos 30 anos de idade, pelos ossos do sistema esquelético axial.

Resolução

a) Incorreta. As células sanguíneas não são produzidas no início do desenvolvimento embrionário, mas somente ao final da terceira semana de gestação, quando o embrião já está com 4 semanas. Nesse momento ocorre a angiogênese, que é o surgimento dos primeiros vasos sanguíneos e das primeiras células do sangue, a partir da mesoderme extraembrionária, que coloniza a superfície do saco vitelínico, anexo embrionário que tem como função armazenar vitelo em peixes, anfíbios, répteis e aves, mas que em mamíferos perde essa função, sendo apenas uma estrutura vestigial. Além disso, diferente do que ocorre em répteis e aves, em humanos não existe um anexo embrionário com papel de armazenamento de excretas nitrogenadas, uma vez que a função de excreção e manutenção da homeostase fetal é feita pela placenta, importante órgão materno-fetal.

b) Incorreta. As células sanguíneas surgem ao final da terceira semana de gestação, não ao final da fase pré-natal, além disso, a medula óssea amarela não possui função hematopoiética, somente a vermelha, uma vez que a medula óssea amarela é constituída, essencialmente, de células adiposas, ou seja, com citoplasma rico em lipídio.

c) Correta. Conforme o gráfico, o fígado inicia a atividade hematopoiética logo após o 1º mês da fase embrionária, atingindo grande expressividade nesta função no 5º mês e reduzindo essa atividade até o final da gestação, quando abandona essa função. O fígado, após o nascimento, passa a exercer funções relevantes para a digestão, como a produção de bile, a qual contém os sais biliares. O fígado também passa exercer diversas funções como a hemocaterese, armazenamento de glicogênio, gliconeogênese, metabolização de resíduos nitrogenados, armazenamento de ferro, produção de proteínas plasmáticas, entre outras funções.

d) Incorreta. Embora o gráfico revele que na fase pós-natal há a produção de células sanguíneas pela medula óssea, presente em órgãos do sistema locomotor (ossos do tipo tíbia, fêmur e pélvicos, principalmente), há um erro ao afirmar que a musculatura ligada a esses ossos é do tipo lisa. A musculatura lisa possui atividade involuntária e periodicidade ondulatória, sendo encontrada, por exemplo, em órgãos do tubo digestório, responsáveis por conduzir, involuntariamente, o bolo alimentar ao longo do tubo digestório. A afirmativa estaria correta caso afirmasse que os ossos estão ligados à musculatura estriada esquelética, responsável por movimentos voluntários e vigorosos como, por exemplo, o realizado pelo bíceps.

e) Incorreta. Ossos do sistema esquelético axial são aqueles que compõem a cabeça, pescoço e tronco e, portanto, não incluem ossos dos membros como pernas e braços. A porção do esqueleto que inclui os membros locomotores é denominada esqueleto apendicular. A imagem abaixo revela estas duas classificações quanto ao esqueleto.

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/esqueleto-humano.htm. Acesso em 15 de novembro de 2023.

 

De acordo com o gráfico, já na fase pós-natal e muito antes dos 30 anos, há produção de células sanguíneas pelos ossos do esqueleto axial (vértebras, esterno e costelas) e também por ossos do sistema apendicular (tíbia, fêmur e ossos pélvicos). A alternativa seria mais clara se a Vunesp tivesse afirmado que “na fase pós-natal e a partir dos 30 anos de idade, exclusivamente pelos ossos do sistema esquelético axial”. Além disso, a alternativa está incorreta ao afirmar que a produção pelo sistema esquelético axial ocorre a partir dos 30 anos, visto que ela inícia após o nascimento e se mantém pela vida toda.