O sistema é o exemplo mais representativo das pilhas primárias (de uso único) de lítio.
(www.smartkits.com.br)
Essas pilhas empregam eletrólitos dissolvidos em solventes não aquosos, em recipientes selados. O processo de descarga dessa pilha envolve a reação
Essa pilha fornece uma diferença de potencial (voltagem) em torno de à temperatura ambiente, mas mostra excelente desempenho em temperaturas superiores.
A grande vantagem das pilhas à base de lítio é a ausência de metais pesados reconhecidamente danosos ao meio ambiente, como mercúrio, cádmio e chumbo. Porém, os perigos relativos à pilha são de outra natureza, estando relacionados ao seu descarte e reciclagem. Após a corrosão do invólucro externo, é liberado o solvente não aquoso, inflamável e tóxico. O lítio metálico não reagido, em contato com água e umidade do ar, desprende calor e gás inflamável (hidrogênio), podendo levar à ignição do produto descartado. Por isso, a presença de voltagem residual nesse resíduo é um problema, pois significa a presença de lítio metálico.
As características listadas para a pilha de lítio tornam a disposição final inadequada e até mesmo a reciclagem uma operação de risco, pela possibilidade de fogo e explosão.
(Jéssica Frontino Paulino et al. “Processamento de pilhas Li/MnO2 usadas”. Quim. Nova, vol. 30, 2007. Adaptado.)
Para tornar a reciclagem dessa pilha mais segura, o ideal seria o seu descarregamento completo antes do descarte, evitando assim a
a) |
evaporação do solvente inflamável. |
b) |
redução do lítio metálico pelo oxigênio do ar. |
c) |
reação do óxido de lítio com a água. |
d) |
oxidação do lítio metálico pela água. |
e) |
interação da umidade do ar com o solvente inflamável. |
A pilha à base de lítio apresenta este elemento na forma metálica, o qual está envolvido em uma reação de oxirredução de tal forma que sua descarga produz o íons de lítio conforme a semirreação :
O descarregamento total da pilha, citado no texto, levaria ao consumo de todo o lítio metálico tranformando-o em seu cátion.
A) Incorreta. Para tornar a reciclagem da pilha mais segura não se recomenda a evaporação do solvente, como citado no texto, devido às propriedades inflamáveis e tóxicas. O descarregamento da pilha não impede que o solvente seja liberado, visto que isso se deve ao rompimento do invólucro por agentes externos.
B) Incorreta. O lítio (Li), um metal representativo do grupo 1 da Tabela Periódica, em presença de oxigênio no ar deverá oxidar.
C) Incorreta. O óxido de lítio (Li2O) é um óxido básico e sua reação com a água (H2O) é a seguinte:
A reação do óxido de lítio com água não será evitada com a pilha descarregada visto que este composto é produto do processo de descarregamento, conforme a reação apresentada no enunciado.
D) Correto. O lítio (Li) metálico na presença de água (H2O) deve formar hidróxido de lítio (LiOH) e hidrogênio (H2) gasoso, como apresentado a seguir:
A reciclagem da pilha deve evitar fogo e explosão, como citado no final do texto, e descarregar o material antes evitaria a liberação do gás inflamável hidrogênio obtido na reação de oxidação do metal lítio em água, o que torna a reciclagem da pilha mais segura.
E) Incorreta. A interação do solvente com a umidade do ar deve ser muito baixa, visto que o texto o cita como "não aquoso". Além disso, o descarregamento da pilha não impede o liberação do solvente, conforme explicado no item A.