A figura 1 representa uma molécula de DNA, que se assemelha a uma escada contorcida, isto é, tem o formato de uma dupla hélice. Analisado quimicamente, o DNA apresenta duas fitas complementares unidas por ligações existentes entre os pares de bases nitrogenadas, que podem ser adenina, citosina, timina ou guanina.
FIGURA 1
(www.biologianet.com. Adaptado.)
Considere que as duas bases nitrogenadas, e epresentadas na figura 2 por suas fórmulas estruturais, sejam ligadas uma à outra apenas pelas ações das forças elétricas , , e decorrentes das combinações e , mostradas em destaque, e que essas combinações sejam paralelas entre si.
FIGURA 2
(Hugh D. Young e Roger A. Freedman. Física III.
Eletromagnetismo, 2016. Adaptado.)
Sabendo que as intensidades das forças são , , e , e considerando os possíveis pareamentos entre as bases nitrogenadas no DNA, as bases e são, respectivamente,
a) |
guanina e timina, e a intensidade da força elétrica resultante que exerce em é . |
b) |
citosina e adenina, e a intensidade da força elétrica resultante que exerce em é . |
c) |
timina e adenina, e a intensidade da força elétrica resultante que exerce em é . |
d) |
timina e adenina, e a intensidade da força elétrica resultante que exerce em é . |
e) |
citosina e guanina, e a intensidade da força elétrica resultante que exerce em é . |
O pareamento entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos que constituem a dupla hélice do DNA obedece ao princípio da complementaridade de bases. Segundo esse princípio, as bases púricas (adenina e guanina) sempre sofrem o pareamento com as bases pirimídicas (timina e citosina), de modo que: a adenina (purina) sempre se pareia com a timina (pirimidina); e a guanina (purina) sempre se pareia com a citosina (pirimidina).
O número de ligações de hidrogênio que se formam entre as bases nitrogenadas de diferentes fitas da dupla hélice difere entre os pares A-T e os pares C-G. As ligações de hidrogênio se formam entre um hidrogênio (carga parcial positiva) ligado ao nitrogênio e um oxigênio ou nitrogênio (carga parcial negativa). Assim, o par A-T sempre se apresenta unido por duas ligações de hidrogênio, enquanto o par C-G sempre se apresenta unido por três ligações de hidrogênio.
Portanto, as bases representadas na imagem devem ser, obrigatoriamente, uma purina e uma pirimidina, sendo que a purina sempre possui dois anéis carbônicos, enquanto a pirimidina sempre possui um único anel carbônico. Logo, a base da nitrogenada B1 poderia ser a citosina (C) se a base nitrogenada B2 fosse a guanina (G); alternativamente, a base nitrogenada B1 poderia ser a timina (T) se a base nitrogenada B2 fosse a adenina (A). Como existem apenas duas ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas representadas na imagem, ficamos com a segunda possibilidade, ou seja, a base B1 é a timina, enquanto a base B2 é a adenina.
A força resultante que atua sobre um corpo é dada pela soma vetorial de todas as forças que atuam sobre esse corpo. Como o exercício pede a intensidade da força elétrica resultante que B2 exerce em B1, temos que
Dado que todas as forças são horizontais com F1 e F4 orientadas para a direita e F2 e F3 orientadas para a esquerda, temos
.
Alternativa correta: c.