O ácido fosfórico é um importante produto químico usado na produção de fertilizantes, detergentes e na indústria alimentícia. A produção de pode ocorrer por dois processos distintos. No processo úmido, faz-se reagir rocha fosfática com ácido sulfúrico. Outra opção é oxidar o fósforo elementar com oxigênio gasoso para formar o e, em seguida, reagir essa espécie com água formando o ácido fosfórico.
a) Considerando e , qual das duas espécies possui o maior teor de em massa? Justifique a sua resposta mostrando os cálculos.
b) Apresente, na tabela da folha de repostas, a equação da reação global balanceada para a produção de ácido fosfórico a partir do e o número de oxidação do fósforo no reagente e no produto.
c) Um volume de 10 mL de um refrigerante previamente desgaseificado foi adicionado em um balão volumétrico de 50 mL, que foi completado com água destilada. Essa solução foi analisada e obteve-se uma concentração de 0,2 g/L de ácido fosfórico. Considerando que o valor máximo de ácido fosfórico permitido em refrigerantes é de 0,07 g para cada 100 mL, a concentração de ácido fosfórico nesse refrigerante encontra-se dentro do limite permitido pela legislação? Justifique a sua resposta mostrando os cálculos.
a) Sabendo que as massas molares, fornecidas pela banca examinadora, da fluorapatita e do óxido de fósforo são, respectivamente, iguais a 504 g/mol e 284 g/mol:
Cálculo do teor (T1) de fósforo na fluorapatita
Cálculo do teor (T2) de fósforo no óxido de fósforo
Portanto, como apresentado nos cálculos, a espécie com o maior teor, em massa, de fósforo é óxido de fósforo (P4O10).
b) A equação global pode ser escrita a partir da soma das etapas que ocorrem:
O número de oxidação (Nox) do fósforo (P) no reagente P4 é zero, por ser uma substância simples.
O número de oxidação (Nox) do fósforo (P) no é +5, como apresentado a seguir:
Assim, o preenchimento da Tabela na folha de respostas será:
c) Cálculo da concentração (Ci) de ácido fosfórico no refrigerante, sabendo que a massa do soluto (ácido fosfórico) não se altera na diluição:
Como a concentração inicial (Ci) do refrigerante é igual a 1,0 g/L, temos:
Como temos 0,1 g de ácido fosfórico () dissolvidos em 100 mL do refrigerante, o valor está acima do limite permitido pela legislação (0,07 g ácido fosfórico / 100 mL refrigerante).