Logo FUVEST

Questão 3 Fuvest 2024 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Variancia e Desvio Padrão pH e pOH Molaridade

A quantificação de compostos químicos, em geral, é feita de maneira experimental, empregando instrumentos, como balões volumétricos, que estão sujeitos a erros intrínsecos. A figura mostra um balão de 250 mL ao nível do menisco, com um desvio de 0,15 mL para mais ou para menos, em uma temperatura de 20 °C.

 

Com base nessa informação, responda:


a) A 20°C, qual o desvio porcentual do volume desse balão?

b) Considere que o balão está em equilíbrio térmico a 20 °C em um laboratório com temperatura controlada e foi preenchido com 250 mL de uma solução 0,1 mol/L de NaCl a 10 °C. Após o conjunto balão e solução atingirem novamente o equilíbrio térmico com o laboratório, a concentração da solução presente no balão será menor, maior ou igual a 0,1 mol/L? Justifique a sua resposta.

c) Em outro balão volumétrico, com as mesmas especificações do balão mostrado na figura, foram adicionados 25 mL de uma solução de NaOH de concentração 0,1 mol/L. O balão foi completado com água até atingir o menisco. Qual a diferença de pH entre a solução inicial e a solução final? Justifique a sua resposta mostrando os cálculos.



Resolução

a) Cálculo do desvio percentual (Dp) do volume do balão na temperatura de 20º C:

Dp = 0,15 mL250 mL . 100%  Dp =0,06%

b) Muitas substâncias sofrem modficaçãoes, como dilatação ou contração, em virtude de alterações na temperatura do material. Considerando que o sólido que compõe o vidro do balão faz parte desse grande grupo de substâncias, o simples aumento na temperatura de 10ºC para 20ºC deve dilatar o material sólido, o que implicaria em um pequeno aumento no seu volume e, portanto, no volume da solução. Como a quantidade de matéria de soluto (NaCl) não se modificou, a concentração molar da solução será menor que 0,1 mol/L..

c) Cálculo do pH da solução inicial de hidróxido de sódio (NaOH), base forte, considerando 100% dissociada em meio aquoso:

NaOH(aq) α  100% Na(aq)+     +   OH(aq)-0,1 mol/L                  0,1 mol/L        0,1 mol/L

Concentração hidroxiliônica inicial: [OH-] = 0,1 mol/L ou 10-1 mol/L 

pOH = -log[OH-]  pOH = -log(10-1)  pOH =1

 

Considerando que: 

pH + pOH = 14, temos:

 pH = 14 - pOH  pH = 14 - 1  pH = 13 

Cálculo da concentração final de NaOH ao diluir de 25 mL para 250 mL, sabendo que a quantidade de matéria do soluto não se altera durante o processo:

Solução inicial: [NaOH]i = 0,1 mol/LVi = 25 mL  Solução final: [NaOH]f =?Vf = 250 mL                                    n(NaOH)i = n(NaOH)f                      [NaOH]i.Vi=[NaOH]f.Vf                   0,1 . 25 = [NaOH]f . 250               [NaOH]f = 0,1 . 25 250  [NaOH]f =0,01 mol/L

Cálculo do pH da solução final de hidróxido de sódio (NaOH), base forte, considerando 100% dissociada em meio aquoso:

NaOH(aq) α100% Na(aq)+     +   OH(aq)-0,01 mol/L             0,01 mol/L        0,01 mol/L

Concentração hidroxiliônica final: [OH-] = 0,01 mol/L ou 10-2 mol/L 

pOH = -log[OH-]  pOH = -log(10-2)  pOH =2

Considerando que: 

pH + pOH = 14, temos:

 

 pH = 14 - pOH  pH = 14 - 2  pH = 12     

pH(inical) = 13pH(final) = 12

Assim, a diferença de pH entre a solução inicial e final é de 1 unidade.