Uma padaria faz parte de um movimento que pretende combater o desperdício de alimentos e vende com descontos seus produtos próximos à data de vencimento. São montados três tipos de kits: A (doces), B (salgados) e C (mistos). No momento da compra, um cliente deve indicar apenas uma preferência entre os kits A, B ou C, mas receberá um kit surpresa (A, B ou C), conforme a disponibilidade de produtos em promoção.
Sabendo que 40% dos consumidores preferem o kit A, 30% preferem o kit B e 40% preferem o kit C e que a probabilidade de um cliente ter a sua preferência atendida é de 80% para o kit A, 90% para o kit B e 70% para o kit C, responda:
a) Qual a probabilidade de um cliente não ter a sua preferência atendida?
b) Dois amigos fazem uma compra cada um, indicando preferências distintas entre si. Qual a probabilidade de ambos terem as suas preferências atendidas?
c) Um cliente teve a sua preferência atendida. Qual a probabilidade de que ele tenha pedido o kit B?
Primeiramente, é necessário observar que, ao afirmar que no momento da compra, um cliente deve indicar apenas uma preferência entre os kits A, B ou C, e, no parágrafo seguinte, mencionar que 40% dos consumidores preferem o kit A, 30% preferem o kit B e 40% preferem o kit C, o enunciado acaba entrando em contradição, pois , que supera .
Portando, essa questão tem um erro em sua formulação, de modo que sugerimos sua anulação.
Vamos admitir que as porcentagens dos kits A, B e C são, respectivamente, , e , tal que, , e descreveremos em função dessas letras a resolução esperada para a questão .
a) Temos que:
Logo, a probabilidade de um cliente não ter sua preferência atendida é:
b) Temos 3 casos possíveis:
Caso 01: Preferência pelos kits A e B.
Caso 02: Preferência pelos kits A e C.
Caso 03: Preferência pelos kits B e C.
Portanto:
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c) A probabilidade de um cliente ter sua preferência atendida:
Aplicando o Teorema de Bayes:
.