O ciclo de produção e queda de folhas das plantas ao longo do ano, denominado fenologia foliar, é regulado por hormônios, cuja produção é influenciada principalmente pela temperatura e quantidade de horas de luz durante o dia (= fotoperíodo). Numa floresta cujas condições ambientais estão representadas nas figuras I e II, para o ano de 1980, notou-se que, ao longo das últimas quatro décadas, houve alterações na fenologia foliar das árvores, representada na figura III. Os pesquisadores acreditam que essas alterações fenológicas são devidas às mudanças climáticas globais.
Com base nos três gráficos apresentados, responda:
a) Qual é a zona climática em que ocorre essa floresta?
b) Cite duas alterações no padrão fenológico foliar que ocorreram entre 1980 e 2020.
c) Como essas alterações fenológicas poderiam afetar o balanço de carbono na atmosfera? Justifique a sua resposta.
Na questão, os gráficos I e II indicam condições ambientais ilustrando as variações na precipitação, temperatura e fotoperíodo ao longo dos meses do ano. De acordo com o climograma (gráfico I), nessa floresta ocorre variação de temperatura num intervalo de cerca de 10°C, com grande amplitude térmica, sendo os meses de Junho a Agosto os mais frios (temperaturas próximas a 15°C). Já a pluviosidade é relativamente constante ao longo do ano. O gráfico II ilustra a redução do fotoperíodo, principalmente no mês de Junho, o que além da redução da temperatura também caracteriza a estação inverno.
Analisando o gráfico III essa floresta é caracterizada como caducifólia, pois ocorre a queda das folhas no inverno e o aumento da formação de novas folhas na primavera e verão, que são estações nas quais o fotoperíodo é maior, o que facilita a obtenção de luz e processo de fotossíntese realizado pelas folhas. Comparando os gráficos de fenologia foliar de 1980 e 2020 é possível notar diferenças no período de produção de folhas verdes e de queda de folhas.
a) De acordo com a variação de temperatura (gráfico I) e de fotoperíodo (gráfico II) ao longo do ano, é possível concluir que se trata da zona climática subtropical e a floresta está localizada no hemisfério Sul (inverno de Junho a Setembro). O clima subtropical é caracterizado por elevado índice pluviométrico e grande amplitude térmica (no gráfico ocorre variação de cerca de 10°C), com quatro estações bem definidas ao longo do ano.
b) Comparando os gráficos de 1980 e 2020 é possível notar diferenças no período de produção de folhas verdes e na queda de folhas. Em 1980, o aumento de folhas verdes iniciou-se na primavera, mas ocorreu principalmente no verão, enquanto a queda de folhas ocorreu somente no inverno. Após 4 décadas, o aumento de folhas verdes ocorreu de forma acentuada na primavera e a queda de folhas começou no outono e foi mantida por período prolongado, durante o inverno. Considerando que a fenologia foliar é regulada por hormônios, cuja produção é influenciada pela temperatura e fotoperíodo, as modificações expressas no gráfico III resultam das mudanças climáticas globais ocorridas nas últimas décadas.
c) As folhas são as estruturas responsáveis pelo processo de fotossíntese, o qual consome o gás carbônico da atmosfera, contribuindo para sua redução. Em 2020, é possível notar a manutenção das folhas por período mais prolongado que em 1980, já que essas têm a sua produção antecipada para a primavera e permanecem firmes durante o verão e grande parte do outono. Assim, quanto maior o tempo de manutenção das folhas, maior será a absorção de carbono na fotossíntese e ocorrerá a redução desse gás na atmosfera.