Considere uma mesma corda de violoncelo vibrando, em situações distintas, conforme os padrões de ondas estacionárias mostrados nos diagramas a seguir, em que a amplitude das vibrações, por clareza, está grandemente ampliada. No diagrama 1, a corda vibra no comprimento 𝐿 mostrado na figura. No diagrama 2, a corda está pinçada a 2/3 do comprimento 𝐿, de modo que não há vibração no terço restante.
a) Um aluno afirma que, por se tratar de padrões estacionários, a velocidade de propagação de uma onda qualquer na corda é nula. Essa afirmação é correta? Justifique a sua resposta.
b) Considere agora a situação mostrada no diagrama 1. Se o comprimento 𝐿 fosse de 60 cm, qual seria o comprimento de onda da vibração mostrada nesse diagrama?
c) Suponha agora que a frequência da vibração da corda no padrão mostrado no diagrama 1 seja de 220 Hz. Determine a frequência de vibração da corda no padrão mostrado no diagrama 2.
a) A afirmaçao está INCORRETA. Ondas estacioárias são formadas a partir da sobreposição de duas ondas identicas que se propagam em sentidos opostos. Embora o padrão formado seja estacionário, há propagaçao de ondas na corda, portanto a velocidade de propagação das ondas não é nula.
b) Na situação descrita no diagrama 1 temos o primeiro harmônico da onda. Nesta sitação temos que:
Outra maneira de notar isso é ver que temos apenas meio comprimento de onda desenhado na figura, ou seja .
O comprimento de onda seria de 120 cm.
c) Neste caso, o comprimento da corda que está livre para oscilar é 2/3 do seu comprimento total de 60 cm, ou seja, é . Também temos o primeiro harmônico desenhado então o comprimento de onda neste caso seria
.
Agora precisamos relacionar este comprimento de onda com a frequência f desta onda. A equação fundamental da ondulatória nos diz que:
onde é a velocidade de propagaço da onda na corda. Esta velocidade depende apenas da densidade linear da corda e da tensão na corda. Como no diagrama 1 e 2 temos a mesma corda presente, podemos afirmar que a velocidade de propagação da onda será a mesma nos dois casos. Isso quer dizer que:
onde os índices 1 e 2 se referem aos diagrama 1 e 2, respectivamente.
Temos então:
A frequência de vibração da corda no diagrama 2 seria de 330Hz.