Observe o gráfico a seguir:
Fonte: O Estado de São Paulo, 2022. Adaptado.
A partir dos seus conhecimentos sobre o tema:
a) Conceitue taxa média geométrica de crescimento anual da população.
b) Indique duas causas para aumento da taxa média geométrica de crescimento anual da população entre os anos de 1872 e 1960.
c) Cite e explique uma consequência da queda da taxa média geométrica de crescimento anual da população brasileira na atualidade.
a) Taxa média geométrica de crescimento anual da população é o percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos.
Segundo informações do IBGE, as estimativas de crescimento da população são realizadas pelo método geométrico, no qual subtrai-se 1 do quociente entre a população final e a população no começo do período considerado, multiplicando-se o resultado por 100.
b) As duas causas para aumento da taxa média geométrica de crescimento anual da população entre os anos de 1872 e 1960 são o grande contingente de imigrantes que entraram no país a partir da segunda metade do século XIX até, principalmente, 1930 e a queda da taxa de mortalidade na primeira metade do século XX acompanhada da manutenção de altas taxas de natalidade.
A entrada de imigrantes foi fundamental para a necessidade de mão de obra relacionada à economia cafeeira no Sudeste, principalmente em São Paulo, em uma estimativa de aproximadamente cinco milhões de imigrantes para o período apontado no gráfico.
Na primeira metade do século XX, com o processo de urbanização, acelerado houve uma redução da taxa de mortalidade provocada pelo avanço do saneamento básico e melhor atendimento na área de saúde com a revolução médica; a manutenção de altas taxas de natalidade no período de 1940 a 1960 ajuda a explicar o grande aumento da taxa média geométrica de crescimento da população brasileira apresentada no gráfico.
c) Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando uma redução das taxas de natalidade e fecundidade causada principalmente pela maior inserção da mulher no mercado de trabalho, pelo elevado custo de vida nas cidades e disseminação de métodos contraceptivos na sociedade. Esse processo traz como consequência principal na atualidade o envelhecimento da população e a preocupação com o equilíbrio dos gastos associados à previdência social, ou seja, o pagamento das aposentadorias. Também há preocupação com o fim do período de evolução demográfica denominado "janela demográfica", período este em que uma grande parte da população está apta a trabalhar e poderia colaborar para crescimento econômico do país. Portanto, o encerramento da janela demográfica significa menor mão de obra disponível e pode trazer impactos à economia do país.