Logo FUVEST

Questão 5 Fuvest 2024 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Degradação e conservação do solo Principais tipos de minérios e recursos minerais

“A República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A história da importância econômica começou há alguns milhões de anos pelo fato de estar localizada longe de grandes massas continentais, o lugar se tornou um paraíso para as aves marinhas, que não possuíam nenhum predador nativo. Ao nidificarem na região por milhões de anos, depositaram toneladas de excremento (chamado guano) no solo da região. Após a sedimentação desse material, rochas ricas em fósforo se tornaram o principal afloramento no local, sendo o ponto chave da história futura do país. Em 1907, com a descoberta de fosfato, amplamente utilizado na agricultura e na produção de explosivos, Nauru se tornou o 2º país do mundo em renda per capita. No entanto, as reservas se exauriram, as florestas foram dizimadas e o ecossistema costeiro foi totalmente degradado, levando Nauru a ocupar a 76ª posição no ranking atual de PIB per capita.”

Disponível em http://www.nauru.gov.nr/.

Com base na descrição dos fatos do texto, responda:


a) Qual o nome do processo descrito?

b) Cite um recurso natural no território brasileiro que sofreu processo análogo ao descrito no texto. Justifique a sua resposta.

c) Cite e explique uma medida que poderia ter sido adotada para mitigar o declínio da economia nauruana.



Resolução

a) O processo é o da degradação ambiental oriunda da exploração de recursos minerais de forma não sustentável. Tal processo decorre da atuação de empresas estrangeiras que atuaram na ilha desde sua colonização por europeus no final do século XIX. Ao longo do século XX, empreendimentos de origem anglo-alemã e, mais recentemente, australianos, contribuíram para exaustão das reservas de fosfato no pequeno território da Oceania.

b) O manganês explorado no estado do Amapá, mais especificamente na região central onde se situa a Serra do Navio, sofreu processo análogo ao do fosfato de Nauru. No caso brasileiro, as jazidas de manganês - minério muito utilizado na fabricação de ligas metálicas maleáveis, pilhas e pela indústria química - foram exploradas do final da década de 1950 até 1997, quando a principal empresa exploradora (ICOMI) abandonou a jazida porque ela tinha se exaurido. A herança de degradação, nesse caso, inclui o desmatamento, a poluição de rios/igarapés, a contaminação dos solos gerando infertilidade e danos à fauna local.

c) A exploração sustentável das jazidas nauruanas e a diversificação de atividades econômicas para além da restrita exploração desse recurso poderiam ser formas de diminuir os impactos e promover a adaptação econômica da ilha à situação de possível esgotamento e dependência do fosfato retratados no texto do enunciado.