Tradução do texto legível na imagem: “A Humanidade precisa pôr um fim à guerra, ou... um fim”. “Anti-Vietnam war march. Washington”, D.C., USA. October 21st, 1967. Marc Riboud / Magnum Photos.
“Confronting the American National Guard outside the Pentagon during the 1967 anti-Vietnam march”. Washington D.C., 1967. Marc Riboud / Magnum Photos.
Fonte das imagens: https://www.magnumphotos.com/newsroom/politics/behind-the-image-protesting-vietnam-war-with-flower/.
a) Que aspecto relativo à Guerra do Vietnã é apresentado nas imagens?
b) Identifique um elemento de cada imagem que revele a posição dos manifestantes diante da Guerra do Vietnã.
c) Cite duas razões que contribuíram para o fortalecimento da mobilização política exposta nas imagens.
a) As imagens retratam as manifestações contra a Guerra do Vietnã que ocorreram nos Estados Unidos, apresentando a contraposição de um discurso pacifista e antiguerra à brutalidade do conflito, que vitimou milhares de jovens estadunidenses ao longo de sua duração. As duas fotos apresentadas foram capturadas pelo fotógrafo francês Marc Riboud (1923-2016) durante a expressiva marcha contra a Guerra do Vietnã que ocorreu em Washington no dia 21 de outrubro de 1967, reunindo cerca de cem mil pessoas.
b) Na primeira fotografia podemos identificar uma imagem de um cemitério presa na vestimenta de um rapaz durante a marcha anti Guerra do Vietnã em Washington com a seguinte frase: "A Humanidade precisa pôr um fim à guerra, ou... um fim". Essa frase deixa clara a posição do manifestante contrária a continuidade da Guerra do Vietnã ao reivindicar o fim da guerra e colocar tal medida como necessária para o futuro da própria humanidade, uma vez que a imagem do cemitério faz alusão justamente ao grande número de perdas humanas decorrentes da guerra. Já a segunda imagem retrata uma manifestante, também durante a marcha em Washington, confrontando a Guarda Nacional ao se posicionar em frente aos guardas armados oferecendo-lhes uma flor para que abandonassem suas armas. O ato da jovem Jan Rose Kasmir, de 17 anos, ficou marcado como um grande símbolo da resistência pacífica e do ideal pacifista de não violência. A oposição da arma com a flor deixa claro o apelo pelo fim da violência e a posição contrária à Guerra do Vietnã.
c) Dentre as razões para o fortalecimento das manifestações anti-guerra na década 1960 nos Estados Unidos podemos citar a ascensão dos movimentos de contracultura, especialmente do movimento hippie que se fundava em ideais pacifistas e de não-violência representados pelos lemas "paz e amor" ou "faça amor, não faça guerra". Outra razão que pode ser citada se relaciona à cobertura midiática da Guerra do Vietnã. Em um contexto em que grande parte da população já tinha acesso a televisão, a repercursão do conflito na mídia teve papel decisivo para a formação da opinião pública contrária à guerra. A transmissão de imagens dos combates chocavam a população e evidenciavam a crueldade do conflito, inclusive na atuação dos próprios soldados americanos. Além disso as numerosas perdas humanas, que também ocupavam um espaço na programação através de registros da chegada de aviões trazendo os corpos de soldados mortos, também contribuiu para fortalecer os movimentos que reivindicavam a saída dos Estados Unidos do conflito.