A partir da leitura de Dois irmãos, com o foco na questão da paternidade de Nael, narrador do romance, pode-se afirmar:
a) |
Nenhum dos dois irmãos assumiu a paternidade de Nael, nem Nael os reconheceu como pais. |
b) |
Nael é filho de Rochiram, de quem ganha a casa no fundo do terreno para escrever suas memórias. |
c) |
Nael gostaria que Yaqub fosse seu pai, pelos projetos e visão de mundo que compartilhava com ele. |
d) |
A cena final do romance, na qual Omar e Nael se encontram, confirma a paternidade de Omar. |
e) |
Embora não quisesse ter tido filhos, Halim é o pai de Nael, Omar e Yaqub.
|
a) Correta. Yaqub mantinha uma relação muito próxima e muito afetiva com Domingas, mãe de Nael. Pouco antes de morrer, ela confidenciou ao filho que havia sido estuprada por Omar, entretanto, não lhe revelou qual dos dois era, de fato, o seu pai. Dessa forma, ao longo do romance, a dúvida sobre a paternidade de Nael persiste e o narrador não consegue descobrir de qual dos gêmeos era filho. Entretanto, ao fim da narrativa, Nael percebe que tanto Yaqub como Omar demonstraram ser interesseiros, calculistas e vingativos, de modo que, para ele, já não fazia mais sentido descobrir qual dos dois era seu pai, pois, ao longo de sua vida, nenhum deles lhe havia demonstrado atitudes ou sentimentos paternos.
b) Incorreta. Rochiram não era pai de Nael. O personagem é o investidor indiano interessado em construir um hotel em Manaus. Omar se associa a ele para ajudá-lo e encontrar um terreno para a construção do empreendimento.
c) Incorreta. Até certo momento, Nael gostaria que Yaqub fosse seu pai, pois o admirava e via nele uma figura idealizada e heroica, oposta ao grosseiro e violento Omar. Entretanto, ao longo da narrativa, o narrador percebe que suas visões de mundo são radicalmente diferentes das de Yaqub. Enquanto o jovem sofre com a morte violenta do professor Antenor Laval pelas mãos dos militares e com o clima de terror que se instalara no país, Yaqub parece não se importar com a opressão da ditadura militar; pelo contrário, como engenheiro, ele vislumbra as oportunidades de desenvolvimento e progresso apregoadas pelo regime. Nesse sentido, não é possível dizer que Nael compartilhava os projetos e a visão de mundo de Yaqub.
d) Incorreta. Na cena final, Nael esperava ouvir um pedido de perdão por parte de Omar em relação à violência praticada contra sua mãe, Domingas. No entanto, esse pedido não é feito e Omar desaparece na escuridão, em meio à chuva. Não há, portanto, qualquer confirmação acerca da paternidade de Omar.
e) Incorreta. Halim, realmente, não queria ter filhos e só se tornou pai para agradar sua esposa Zana. Ele é pai de Omar e Yaqub e de Rânia. Nael, sendo filho de um dos gêmeos, seria neto de Halim.