Logo FUVEST

Questão 26 Fuvest 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 26

Equação fundamental da ondulatória

Nas embalagens de lâmpadas de LED atuais, está indicada uma “temperatura de cor” (expressa na escala Kelvin), que corresponde à tonalidade da luz emitida pela lâmpada. A “temperatura de cor” não indica a temperatura de operação da lâmpada, servindo apenas como uma referência da cor predominante da radiação eletromagnética termicamente emitida por um corpo a essa dada temperatura.

A densidade ρ(λ) de energia eletromagnética irradiada é função do comprimento de onda λ da luz emitida. As curvas presentes nos gráficos das alternativas mostram ρ(λ) dividida
pelo seu valor máximo ρ(λmáx). O máximo de cada curva corresponde ao comprimento de onda λmáx da luz irradiada.


Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o gráfico que melhor corresponde à situação em que a cor predominante da luz irradiada seja amarela.



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

De acordo com o enunciado, o máximo de cada curva corresponde ao comprimento de onda predominante da luz irradiada. Como a luz amarela tem frequência de 5×1014 Hz e a velocidade da luz no vácuo é c=3×108 m/s, pela equação fundamental da ondulatória, v=λ·f, com v=c, temos, em unidade do SI,

λ=cf=3×1085×1014=0,6×10-6 m,

ou seja,

λ=600×10-9 m=600 nm.

Analisando os gráficos das alternativas, conclui-se que o único gráfico que apresenta um ponto de máximo correspondente ao comprimento de onda de 600 nm é o da alternativa c.