A tabela a seguir mostra a condição de duas variáveis sociais em quatro cidades urbanas genéricas.
Com base nesses dados, é correto afirmar que a população humana dessas cidades tem risco aumentado de ter as respectivas doenças:
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
As duas variáveis consideradas são extremamente importantes para uma série de doenças. Tanto o saneamento básico quanto a cobertura vacinal são fundamentais para a prevenção de doenças que afetam a espécie humana.
No entanto, em relação ao que as alternativas colocam, temos:
a) Incorreta. Na cidade I, por ter alto percentual de saneamento básico, não é provável a ocorrência de muitos casos de leptospirose, que é transmitida por urina e fezes de roedores infectados, ou seja, relacionada à falta de saneamento. Para esta doença, não há vacina, de forma que a cobertura vacinal não tem relação com a doença. Isso já invalida a alternativa. Em relação à cidade II, a relação faz sentido pela baixa cobertura vacinal. O índice de saneamento da cidade III invalida a possibilidade de amebíase, e o baixo índice de saneamento da cidade IV coincide com casos de cólera.
b) Incorreta. Na cidade I, o baixo índice de cobertura vacinal favorece casos de COVID; na cidade II, teníase é uma possibilidade devido à baixa cobertura de saneamento básico, embora não seja uma doença típica do ambiente urbano; na cidade III, tétano é uma possibilidade, devido à baixa cobertura vacinal, mas na cidade IV, a alta cobertura vacinal invalidada a possibilidade de tuberculose, invalidando, portanto, a alternativa.
c) Incorreta. Na cidade I, os baixos índices de cobertura vacinal possibilitam que surjam casos de hepatite C; na cidade II, os baixos índices de saneamento básico justificam casos de amebíase; na cidade III, os altos índices de saneamento básico invalidam a possibilidade de cólera, doença transmitida pela água contaminada; na cidade IV, os baixos índices de saneamento básico possibilitam casos de leptospirose.
d) Incorreta. Na cidade I, o baixo índice de cobertura vacinal possibilita o surgimento de influenza; na cidade II, o baixo índice de saneamento básico possibilita o surgimento de casos de teníase; na cidade III, os baixos índices de cobertura vacinal possibilitam o surgimento de casos de pneumonia; na cidade IV, os altos índices de cobertura vacinal impossibilitam os casos de COVID.
e) Correta. Os baixos índices de cobertura vacinal possibilitam os casos de tuberculose; na cidade II, os baixos índices de cobertura vacinal possibilitam os casos de poliomielite; na cidade III, baixos índices de cobertura vacinal possibilitam os casos de hepatite B e, por fim, na cidade IV, baixos índices de saneamento básico possibilitam casos de amebíase.