Logo FUVEST

Questão 44 Fuvest 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Industrialização brasileira

“Industrializar é uma condição de vida, é uma absoluta e imperiosa necessidade, é mesmo um dever de que já não está ao nosso alcance declinar. Nem que o quiséssemos, não poderíamos sobreviver conservando-nos nação pastoril e agrícola, no velho estilo, exportando café e umas poucas matérias-primas [...] Industrializar um país não é uma obra mágica que possa ser feita sem preparo, ao simples sopro de uma aspiração. É necessário que exista uma mentalidade industrial, um estado de espírito propício ao desenvolvimento, é necessário que existam gerações preparadas para a ação.”

OLIVEIRA, Juscelino Kubitschek de. Industrialização: batalha pela própria sobrevivência da nacionalidade. São Paulo: Serviço de Publicações da Federação e Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo, 1957. p.9-10.


A “mentalidade industrial”, proposta pelo então presidente Juscelino Kubitschek, concretiza-se em seu governo (1956- 1961) sob a forma



a)

de grandes investimentos na educação básica e na fundação de centros de pesquisa.

b)

de incentivos à diversificação e mecanização da produção agrícola.

c)

da implantação de formas racionais de organização do trabalho.

d)

da ação governamental embasada em concepção nacionalista e trabalhista.

e)

de um projeto desenvolvimentista amparado por incentivos e captação de recursos estrangeiros.

Resolução

a) Incorreta. Os investimentos em educação básica e centros de pesquisa foram baixos no governo JK recebendo 3,4% dos investimentos provenientes do Governo Federal, segundo pesquisa das professoras Francisca Leidiana de Souza e Olivia Morais de Medeiros Neta da UFRN1.

b) Incorreta. Como diz o texto, o principal objetivo do governo JK era acelerar o processo de industrialização do país através de uma "mentalidade industrial" e não incentivar a diversificação e mecanização da produção agrícola.

c) Incorreta. O tema organização racional do trabalho nos remete ao taylorismo durante a Segunda Revolução Industrial (final do século XIX nos EUA), em que o engenheiro Frederick Taylor propunha a uniformização do trabalho e a separação do trabalho intelectual e braçal. Portanto, isso não se relaciona ao que o exercício apresenta.

d) Incorreta. A ação governamental foi baseada na abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro (inclusive, com atração de grandes empresas do setor automobilístico durante o governo JK), o que gerou uma progressiva desnacionalização da economia.

e) Correta. A "mentalidade industrial" concretiza-se no governo JK por um projeto desenvolvimentista com grande intervenção do Estado na economia através de investimentos em infraestrutura principalmente nos setores de energia e transportes e, ao mesmo tempo, abertura ao capital estrangeiro com a entrada das empresas multinacionais que aceleraram o processo de industrialização brasileiro.

 

1 - SOUZA, F. L. de; MEDEIROS NETA, O. M. de. O Governo Juscelino Kubitschek e a Educação (1956-1961). Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9181. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9181. Acesso em: 19 nov. 2023.