Observe as ilustrações.
Disponível em https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/03/29/.
A imagem de satélite e a foto retratam fenômeno que aconteceu em Buriticupu, no oeste maranhense. Com base nas figuras e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) |
O fenômeno é caracterizado pela formação de voçorocas, feições erosivas de grandes proporções que podem ser evitadas por meio do controle do fluxo das águas superficiais e subsuperficiais, plantio de vegetação e terraceamento. |
b) |
Trata-se de uma feição erosiva ocasionada pelas fortes chuvas que assolam a região, sendo um processo natural que não é afetado pela ação humana, pois é um fenômeno associado à origem de solos e às nascentes de rios. |
c) |
O fenômeno caracteriza a formação de voçorocas, feições erosivas profundas que têm sua origem na ascensão do lençol freático e no acúmulo de lixo. Podem ser evitadas por meio do saneamento básico e da confecção de aterros. |
d) |
Trata-se de um fenômeno associado a tremores de terra e fluxos subterrâneos de água que resultam na feição erosiva chamada de voçoroca, caracterizada por abrir grandes crateras no solo sem haver acúmulo de sedimentos. |
e) |
O fenômeno mostra a formação de fluxos de lama na direção da área urbana do município. Podem ser vistos o desmatamento do seu entorno e arruamento precário em estradas de terra vicinais que causaram o processo erosivo. |
A imagem de satélite e a foto retratam fenômeno que aconteceu em Buriticupu, no oeste maranhense. Trata-se uma região brasileira onde de maneira intensa e descontrolada ocorre um fenômeno erosivo intenso: as voçorocas. Elas são erosões em forma de crateras amplas que surgem da hiper-hidratação superficial dos solos em áreas onde já há intensa infiltração da água nos solos. Tal processo gera a desestruturação e remoção ampla dos solos formando assim a feição erosiva mostrada na imagem.
De fato este processo pode ser ser evitado por meio do controle do fluxo das águas superficiais e subsuperficiais, plantio de vegetação como barreira de manutenção da estrutura do solo e, se necessário, o estaqueamento estrutural e a construção dos degraus de terraceamento que impediriam o processo erosivo amplo. Dessa forma:
a) Correta. É visível na imagem que se trata do fenômeno voçoracamento, processo de formação das feições erosivas de grandes proporções que de fato podem ser evitadas por meio do controle do fluxo das águas superficiais e subsuperficiais, plantio de vegetação e terraceamento.
b) Incorreta. É sim uma feição erosiva ocasionada pelas chuvas, porém é sim um processo intensificado pela ação humana por meio da ocupação de áreas de maior declividade no terreno.
c) Incorreta. O fenômeno caracteriza a formação de voçorocas, feições erosivas profundas que têm sua origem na ascensão do lençol freático, porém em nada se determina pelo acúmulo de lixo. Tal erosão não pode, portanto, ser evitada por meio do saneamento básico e da confecção de aterros.
d) Incorreta. As voçorocas não são formações geológicas ou fenômenos associados a tremores de terra, são sim erosões formadas pela hidratação ampla do solo e pelos volumes subterrâneos de água.
e) Incorreta. É observado na imagem que o fluxo de sedimentos erodidos não correm na direção da área urbana do município, mas sim no sentido da área com mata. De fato, o desmatamento pode e deve ser associado à ação humana que culmina com a formação de voçorocas.