A partir do cladograma apresentado, que expressa algumas relações filogenéticas entre vertebrados, é correto afirmar que
a) |
a lampreia é o ancestral comum de todos os vertebrados incluídos no cladograma. |
b) |
o tubarão surgiu da lampreia e deu origem aos vertebrados tetrápodes. |
c) |
os peixes (lampreia e tubarão) possuem um ancestral compartilhado com os tetrápodes. |
d) |
o lagarto é mais proximamente relacionado ao tubarão que ao ser humano. |
e) |
o ser humano é o mais evoluído dentre todos os vertebrados incluídos no cladograma. |
A questão apresenta um cladograma de parte dos cordados, com peixes, anfíbios, répteis e mamíferos. Os cladogramas são ferramentas que nos permitem observar as relações evolutivas entre organismos ou grupos de organismos, inclusive permitindo que observemos os eventos de especiação ao longo do tempo. Nestas representações, é possível apontar nos ancestrais características que são observadas nos seus descendentes, o que nos auxilia analisar as relações filogenéticas e os “momentos” em que surgem determinadas características, ou “momentos” em que características desaparecem ao longo da evolução dos grupos envolvidos. A linha que se estende da base até a espécie representa toda a sua história evolutiva, incluindo todos os seus ancestrais e todas as modificações evolutivas ocorridas, até chegar ao topo, o qual mostra a espécie nos dias de hoje. Já os “nós”, ou bifurcações, podem ser entendidos como o último ancestral comum entre os grupos originados a partir desse ponto e, dessa forma, podemos concluir que em maior ou menor grau as espécies representadas possuem períodos em que suas histórias evolutivas são comuns, bem como períodos de histórias exclusivas do grupo.
a) Incorreta. A lampreia é um cordado da classe petromyzontida e possui um ancestral comum com o restante das espécies do cladograma. Não podemos afirmar que ela originou os demais cordados, mas sim que ela possui um ancestral comum antigo, conforme representado na figura abaixo.
b) Incorreta. Assim como afirmado acima, as espécies listadas não foram originadas umas das outras, mas possuem ancestrais comuns, que podem ser mais antigos ou mais recentes. A relação que podemos estabelecer entre os grupos citados é que o tubarão possui um ancestral comum mais recente com tetrápodes do que com lampreias.
c) Correta. Os peixes apresentados realmente têm ancestrais em comum com os demais organismos apresentados. Na figura abaixo, destacamos todos os ancestrais comuns citados.
d) Incorreta. O lagarto está mais próximo dos humanos do que dos tubarões, uma vez que temos apenas um “nó” de distância em relação aos humanos, e dois “nós” de distância em relação aos tubarões. Além disso, considerando a dimensão temporal expressa em um cladograma, o último ancestral comum entre lagartos e humanos é mais recente do que o último ancestral comum entre humanos e tubarões.
e) Incorreta. Não devemos identificar espécies, dizendo que estas seriam “mais evoluídas” que outras. Este tipo de afirmação remete à ideia de que existiria um “objetivo” na evolução, ou seja, que alguns organismos estariam mais avançados em uma hipotética “escala evolutiva”, que seria o fim almejado por todas as espécies. Na realidade, todas as espécies de organismos existentes são exemplos de seres vivos que venceram as pressões seletivas dos ambientes onde vivem, passando por adaptações, variações de frequências gênicas e outros fenômenos evolutivos. Podemos dizer que seres humanos são mais complexos do que lampreias, porém, os dois são igualmente evoluídos, pois passaram por uma série de transformações, muitas delas em comum, desde a origem da vida até os dias de hoje.