Observe o mapa da distribuição da pesca no globo em toneladas por quilômetro quadrado, por ano.
Disponível em https://animalbusiness.com.br/negocios-e-mercado/.
Baseado em seus conhecimentos sobre correntes marítimas quentes e frias em superfície, bem como nos dados representados no mapa, assinale a alternativa correta.
a) |
No Hemisfério Sul, as regiões de maior potencial de pesca são aquelas que margeiam a costa leste dos continentes americano, africano e asiático, marcadas pela presença de correntes marítimas quentes. |
b) |
No Hemisfério Norte, as regiões de maior potencial de pesca são registradas na costa leste e oeste do continente americano, margeadas pelas correntes marítimas frias do Labrador e do Golfo, respectivamente. |
c) |
Em todo o globo, as áreas que demarcam as águas internacionais ou alto-mar são as mais piscosas independentemente da presença de correntes marítimas quentes ou frias. |
d) |
No Hemisfério Sul, as regiões de maior potencial de pesca ocorrem na costa oeste do continente americano e do continente africano, com a presença, respectivamente, das correntes marítimas de Humboldt e de Benguela. |
e) |
As regiões polares apresentam potencial reduzido de pesca em função das dificuldades de acesso, baixa reprodução das espécies nesses locais e presença de correntes marítimas frias. |
Observe o mapa da distribuição da pesca no globo em toneladas por quilômetro quadrado, por ano.
No mapa vemos que as áreas de maior produção pesqueira estão marcadas pela cor vinho escuro e nela foram marcadas as principais correntes marítimas frias que passam próximo às respectivas áreas pesqueiras, além da corrente quente do golfo do México. São elas:
As correntes frias ao alcançarem os taludes oceânicos continentais podem gerar áreas de ressurgência ou afloramento, onde as águas frias sobem trazendo muitos nutrientes que, associados à temperatura da água (maior disponibilidade de oxigênio em áreas oceânicas de menor temperatura) permitem a presença de cardumes facilitando a pesca. Assim, é possível afirmar que:
a) Incorreta. No Hemisfério Sul as regiões de maior potencial de pesca são aquelas que margeiam a costa Oeste dos continentes americano e africano e não a costa leste, como pode ser visto no mapa, e as correntes associadas são frias.
b) Incorreta. No Hemisfério Norte, as regiões de maior potencial de pesca não são registradas na costa leste e oeste do continente americano, e sim no leste do Japão; é inválido afirmar que a corrente marítima do Golfo é fria, uma vez que é quente.
c) Incorreta. É possível perceber que as áreas que as áreas mais piscosas do mundo estão dentro de zonas econômicas exclusivas pertencentes a países como Japão, Peru, Chile, Namíbia África do Sul entre outras nações, e não nas águas internacionais ou alto-mar apenas, e sim se associam a presença de correntes marítimas frias.
d) Correta. De fato no Hemisfério Sul, as regiões de maior potencial de pesca ocorrem na costa oeste do continente americano e do continente africano, com a presença, respectivamente, das correntes marítimas de Humboldt e de Benguela.
e) Incorreta. As regiões polares não necessariamente apresentam potencial reduzido de pesca em função das dificuldades de acesso, uma vez que é sabido que nações nórdicas e o Japão são especialistas em pesca também nestas áreas, igualmente não é válido afirmar que haja baixa reprodução das espécies nesses locais uma vez que são áreas com biodiversidade autóctone (originária na própria região) e a presença de correntes marítimas frias amplia a potencialidade de permanência de espécies variadas.