O mapa a seguir retrata o Nordeste da África e a Península Arábica, no século IV.
CARNINE, Douglas et alii. World History: Ancient through Modern Times. Evanston, IL: McDougal Littell, 2009. Adaptado.
Considerando as rotas comerciais representadas no mapa, pelas quais se transportavam, por exemplo, cereais, marfim e escravizados, e que envolviam sociedades antigas, em especial os reinos de Axum, Cuxe e Egito, é correto afirmar que
a) |
o comércio praticado no nordeste da África isolava a região de outras áreas do continente. |
b) |
os comerciantes do Egito participavam apenas de rotas comerciais marítimas. |
c) |
as atividades mercantis do Reino de Axum conectavam o Mediterrâneo ao Oceano Índico. |
d) |
as rotas terrestres e marítimas na África e na Península Arábica não se conectavam umas às outras. |
e) |
a cidade de Berenice se colocava como obstáculo ao comércio do Mediterrâneo com o interior da África. |
a) Incorreta. O mapa que serve como base para a questão, e do qual parte expressiva das informações necessárias para a resolução da questão podem ser extraídas, mostra rotas comerciais no Nordeste da África e na Península Arábica. Como pode ser constatado pela análise do mapa, há caminhos de comércio que partem da região Nordeste do continente africano e seguem em direção ao interior, de modo que não se pode afirmar que tais rotas isolavam o Nordeste da África do restante do continente.
b) Incorreta. Os comerciantes egípcios poderiam fazer uso extenso de rotas marítimas, por meio dos mares Vermelho e Mediterrâneo, porém, não eram as únicas rotas disponíveis, como afirma a alternativa. Havia também a possibilidade de estabelecimento de rotas terrestres e por vias fluviais, como as que utilizavam o Rio Nilo.
c) Correta. Caso tracemos as rotas que passam pelo Reino de Axum, podemos perceber que elas fazem parte de caminhos destinados à Europa (via Mar Mediterrâneo) e à Índia (via Oceano Índico), de modo que a alternativa está correta ao apontar a possibilidade de conexão entre o Mediterrâneo e o Oceano Índico a partir de Axum.
d) Incorreta. O mapa nos permite notar a existência de diferentes portos, tanto na África como na Península Arábica. Alguns exemplos são Aden, Berenice e Adulis. Essas regiões portuárias possuíam conexões com rotas terrestres de comércio, o que denota uma ligação marítima-terrestre desses traçados comerciais.
e) Incorreta. A cidade de Berenice não era um obstáculo para o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o interior da África, mas sim uma possibilidade de ligação entre os dois pontos, já que era um local para o qual convergiam diversas rotas marítimas, que possibilitariam uma posterior conexão com os caminhos para o interior do continente africano.