Logo FUVEST

Questão 78 Fuvest 2024 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 78

Conflitos na Ásia e Oceania

Observe o mapa a seguir:

Le Monde Diplomatique Brasil, 2022.


Sobre o conflito geopolítico em questão, é correto afirmar: 



a)

O Tratado de Lausanne estabeleceu as fronteiras da Turquia moderna, incluindo a existência de um Estado curdo após o fim do Império Turco Otomano, concedendo aos curdos o domínio do território entre as atuais Turquia e Síria. 

b)

Os curdos formam uma população estimada em dezenas de milhões de pessoas e parte habita uma região montanhosa que se espalha pelos territórios fronteiriços de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Rússia. 

c)

Falantes de várias línguas, dentre as quais árabe, curdo, turco e persa, e compostos por diferentes grupos étnicos e religiosos, os curdos são considerados a maior população apátrida do mundo. 

d)

Entre os anos de 2013 e 2019, as forças curdas desempenharam um papel central no enfrentamento ao Estado Islâmico na região, o que levou ao reconhecimento do estado independente do Curdistão. 

e)

Em 2022, foi aprovada uma resolução no Conselho de Segurança da ONU reconhecendo a independência do Curdistão e definindo suas fronteiras em territórios que pertenciam à Síria, Turquia e Iraque.

Resolução

Os curdos constituem uma etnia de cerca de 30 milhões de pessoas que adotam diferentes idiomas e religiões e estão presentes, fundamentalmente, na região retratada no mapa. Em todos os países em que estão presentes em comunidades, notadamente na Turquia, na Síria e no Iraque, os curdos possuem histórico associado à dificuldade de acesso a determinados direitos, perseguição étnico-política violenta e exclusão social, uma vez que não são integrados totalmente a essas sociedades. Possuem o desejo de criar o próprio território, que seria denominado Curdistão, algo reprimido sistematicamente por governos e populações contrárias à presença curda na região, o que fez os curdos ocuparem áreas específicas de cada país e formar áreas com relativa autonomia, como a Federação Democrática da Síria do Norte e a Região Autônoma do Curdistão Iraquiano, indicadas no enunciado.

Diante disso, é possível afirmar que:

a) Incorreta. O referido tratado foi firmado em 1923 na Suiça e estabeleceu as fronteiras dos territórios de Grécia, Turquia, Síria e Iraque, antigas áreas dominadas pelo Império Turco-Otomano. Esse tratado, no entanto, não legitimou a existência de territórios curdos na Turquia ou na Síria, tampouco reconheceu um Estado curdo.

b) Incorreta. Os curdos não possuem territórios na Rússia, país que se situa distante da região retratada no mapa apresentado na questão.

c) Correta. A diversidade cultural explicitada é apagada diante da homogeneização dos curdos como pessoas apátridas, ou seja, que não gozam dos direitos civis e políticos dos países dos quais fazem parte, fator que leva a conflitos violentos entre curdos e os povos predominantes nessa região.

d) Incorreta. As forças curdas realmente tiveram embates importantes que colaboraram para enfraquecimento do Estado Islâmico (ISIS), grupo terrorista que surgiu e teve sua principal área de atuação no Iraque e na Síria. No entanto, as vitórias dos grupos paramilitares curdos denominados PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e YPD (Partido da União Democrática) não trouxe legitimidade para a causa curda.

e) Incorreta. Não houve nenhuma votação para reconhecimento da existência do Curdistão por parte da comunidade internacional.